Convocação LGBT
Beijaço Gay na Prefeitura de São Gonçalo
Da mesma forma que as religiões espíritas são desprezadas pela Prefeita Aparecida Panisset, e seu governo de evangélicos. A comunidade de LGBTs (Gays, Lésbicas, bissexuais, transexuais) é completamente excluída de qualquer política pública municipal. Prova disso são duas importantes Leis aprovadas no dia 22 de junho de 2011 na Câmara de São Gonçalo, que estão sendo discriminada pela atual prefeita Aparecida Panisset (Evangélica). Pois desde o dia 07 de Julho, o Projeto de Lei 34/11 do vereador Amarildo Aguiar que torna o dia 17 de maio como de combate à homofobia no município, e o projeto de lei 36/11 do vereador Fábio Montibelo que torna a Parada Gay um patrimônio Cultural do município, encontram-se na mesa da prefeita para serem sancionadas ou vetadas. Mas nada acontece. Eu, junto com procuradoria da Câmara de Vereadores, tenho acompanhado o Diário Oficial do município, aguardando agoniado um posicionamento do poder executivo municipal. Já tentei inúmeras vezes ser atendido pelo chefe de gabinete da Prefeita, ou ter qualquer noticia das leis, mas nada acontece. Nem os vereadores autores da lei conseguem qualquer informação. Por isso, com medo dos prazos invalidarem os projetos de lei, no que traz novamente para a Câmara, reiniciando um novo processo de articulações, que desta vez pode ser desarticulada politicamente pela base parlamentar da prefeita, objetivando poupá-la do constrangimento do veto, não haveria uma nova aprovação.
Pela aprovação das leis, eu convoco para o dia 07 de novembro de 2011, as Ongs de São Gonçalo (Grupo Atitude e Liberdade), os amigos pessoais, as ONGs ligadas ao Fórum LGBT do Estado, os grupos de Niterói para um Beijaço na porta da prefeitura no dia em que fará 04 meses de descaso com os projetos, visando forçar a prefeita tomar um posicionamento (vetar ou sancionar). Gostaria que OS MILITANTES DE MEU GRUPO ADERISSEM OFICIALMENTE, que todos se mobilizassem nas redes sociais.
Cronograma da Atividade:
1. Às 14h. Dando inicio oficial. Iremos estender nas escadarias da Prefeitura um bandeirão do Arco-Íris. O microfone do carro de som estará livre para todos... Ao mesmo tempo em que uma equipe estará recolhendo assinaturas e conscientizando as pessoas em transito pelas calçadas. E uma dupla esticará uma enorme faixa em lona no sinal de trânsito ao fechar, com os dizeres: “Todos contra a intolerância religiosa! Prefeita, por favor, aprove nossas leis!”.
2. Às 15h inicio com Shows de Drags, Caricatas e Travestis na escadaria da Prefeitura. (grandes nomes ainda em confirmação).
3. 16h beijaço oficial. Onde será solto 200 bolas de gás brancas simbolizando a Paz. E finalizando com distribuição de bolo a população.
São Gonçalo, 07 de Outubro de 2011.
Aloísio Reis (Vice –Presidente do Grupo Gay Atitude). Tel. 7738-0520/ 84289590
sábado, 8 de outubro de 2011
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Eleições 2012
Ser ou não ser. Eis a questão!
O Partido de Graça e Ezequiel poderá ter uma nova liderança, e uma candidatura própria com chances em 2012. O Vereador Dr. Dilson Drummond esta com as malas prontas para a importante o PMDB. Mas a ciranda dos Pré-Candidatos não Pará de girar, agora Adolfo Konnder acaba de se filiar ao PDT. As grandes questões, porém permanece sem respostas. Quem será o candidato de Cabral em São Gonçalo? Será o candidato da Prefeita (Adolfo) ou de seu partido o PMDB (Dr. Dilson)? E Graça e Ezequiel irão finalmente se rebelar e contrariar o governador? É! É! É! Parece-me que as definições estão longe de uma resposta digna e correta. Ninguém pode decifrar o que passa na cabeça de Cabral. Ser ou não ser (Panisset). Eis a questão!
O Partido de Graça e Ezequiel poderá ter uma nova liderança, e uma candidatura própria com chances em 2012. O Vereador Dr. Dilson Drummond esta com as malas prontas para a importante o PMDB. Mas a ciranda dos Pré-Candidatos não Pará de girar, agora Adolfo Konnder acaba de se filiar ao PDT. As grandes questões, porém permanece sem respostas. Quem será o candidato de Cabral em São Gonçalo? Será o candidato da Prefeita (Adolfo) ou de seu partido o PMDB (Dr. Dilson)? E Graça e Ezequiel irão finalmente se rebelar e contrariar o governador? É! É! É! Parece-me que as definições estão longe de uma resposta digna e correta. Ninguém pode decifrar o que passa na cabeça de Cabral. Ser ou não ser (Panisset). Eis a questão!
Interagindo "Em Dia" Setembro I
Waldir Ameaçado..
O Vereador de Itaboraí, Waldir Batista, anda meio assustado pela cidade. As más línguas dizem que ele esta vivendo sobre ameaça de milicianos. A questão esta sendo investigada na corregedoria de policia, mas Waldir não quer falar do assunto. O motivo seria o seu crescimento eleitoral na região de Cabuçu em Itaboraí, onde tem sido agraciado com inúmeras realizações pelo Prefeito Sergio Soares, e isso teria incomodado muito um determinado candidato ligado ao grupo dos “Xerifes da área”. Mas a população da região parece estar solidária a Waldir, e ele não quer andar com seguranças nem se mudar do lugar. Será que a onda bang – bang que manchou de sangue a história política de São Gonçalo, agora chegará a Itaboraí.
Panorama político de São Gonçalo
Gente! O mapa político deste ano esta demorando em ser montado. Os buchichos de pé de ouvido nos gabinetes dizem que o DEM de Adolfo irá fazer fileiras com Neilton por decisão de César, o que dará um extraordinário horário eleitoral para a chapa encabeçada pelo PR. Há também a boateira da uma possível ida de Dilson, um dos candidatos mais fortes para 2012 pelo PMDB, o que seria uma saída digna para o casal Graça e Ezequiel, já tão traídos por Cabral. Já a possível candidatura de Adolfo aconteceria pelo PDT, e isso com muita resistência interna, pois Dr. Dílson desfruta de grande admiração da militância fundadora, e poderá ter um esvaziamento político do grupo da prefeita. O PT desenvolve discussões internas para lançar chapa própria, que apesar de nomes como os dos Deputados Gilberto Palmares e Benedita serem cogitados pela regional, não serão aceitos pela autonomia do diretório municipal, onde se cogita o nome do Vereador Marlos. Outro nome que já se lançou para o desespero de Adolfo, mas que deveria compor a chapa (por serem moradores do Rio) é Alice Tamborindéguy pelo PSDB, por determinação nacional.
Corrida Maluca em Itaboraí
Mas parece aquele desenho animado “Corrida maluca”. Com o futuro de riqueza e prosperidade inevitável para a cidade de Itaboraí, vários políticos se acotovelam para sobressaírem junto ao eleitorado da cidade. Basta ter um evento na cidade e todos aparecem menos na Parada Gay, pois querem agradar as lideranças religiosas. O quadro é o seguinte: Marcio Panisset vem com a corda toda, sai da frente gente! Para seu crescimento esta sendo fechado um acordo lá de cima, para Cabral e as principais lideranças políticas do Estado venham a apoiar Marcio, que já conta com a maioria das lideranças religiosas. Helil é o único candidato com voto comprovado na cidade, mas parece que nenhum cacique quer sua vitoria, pois não estão investindo nada no seu crescimento, e uma possível rasteira vem sendo articulada muito em breve, seria um ótimo candidato da terra. Sergio Soares tem tentado nadar contra toda a correnteza, mas ainda respira e tem seu voto certo de todo ano, podendo com tanta divisão política de seus opositores, conseguir com os votos e inúmeros aliados governistas, seu tão sonhado segundo mandato. Altineu tem como principal aliado os Garotinhos e Wagner Montes, que são duas expressivas lideranças políticas com voto na cidade, além de ter um jornal de grande abrangência, ele representa a maior preocupação dos governistas, mas seu calcanhar de aquiles é justamente a falta de um discurso ou grupo que atinja mais precisamente a população, ao qual, Helil e Sergio possuem de sobra.
De Libertários a Opressores.
A Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SUPERDIR). É a mais nova na lista dos investigados pelo Ministério Público. A denúncia foi devido a Superdir negar informações aos movimentos sociais, tais como os custos da campanha “RIO SEM HOMOFOBIA”. O Grupo Gay Atitude avisou recentemente a Superdir pelo Email institucional, de que uma pessoa em São Gonçalo usava o papel timbrado do órgão em beneficio próprio, e que órgãos tais como: Defesa Civil Municipal, a Posturas da cidade, o 7ª Batalhão e 72ª DP tinham sidos enganados por oficio, para a organização de nova Parada do Orgulho LGBT “Chapa Branca” em São Gonçalo. A Superdir nada responde desde a solicitação do dia 06 de Junho, desrespeitando a constituição. Mas o Grupo agora suspeita da formação de um caixa dois junto a TAGET PUBLICIDADE, e que isso foi a motivação para não responder os requerimentos feitos pelo Grupo. Pois a campanha RIO SEM HOMOFOBIA de R$7,5 Milhões foi realizada pela TAGET que alugou o trio para grupos que são politicamente apoiados pelo superintendente Claudio Nascimento. O Grupo também questiona, se a política exercida pelo Estado foi uma conquista do Movimento ou do Deputado Carlos Minc.
O Cobra Silenciosa!
O Secretário de Esporte e Lazer de Itaboraí. Tem dado muito trabalho aos seus inimigos políticos na cidade. Depois de ter eliminado Janô do comando do Partido dos Trabalhadores, e de ter articulado o fim da possível candidatura de Marcelo Sereno para Prefeito pela legenda, agora é a dor de cabeça de alguns vereadores com mandato que percebem seu crescimento nas ruas. O Cobra como é conhecido, tem trabalhado frente a sua pasta com muita competência e agradado tanto ao Prefeito Sergio Soares, como as pessoas diretamente envolvida em Esporte e Lazer na cidade. Resumindo: silenciosamente trabalhando.
Devolva-me agora!
A instituição de ensino mais tradicional da Cidade de São Gonçalo, o Colégio São Gonçalo, pode voltar a funcionar como escola pública, isso se depender do vereador Marlos que descobriu que o terreno pertence à Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Pois bem, seus ex-donos estavam na calada da noite tentando vender o terreno que vale R$25 milhões, e se encontra situado no coração da cidade. A procuradoria da prefeitura de São Gonçalo me informou que já foi solicitada a reintegração da posse. Bem, todos nós devemos participar deste processo e formar opiniões nas redes sociais entre os ex-alunos do Colégio, isso para forçar a Justiça a retomar nosso patrimônio, e a Prefeitura reabrir o Colégio como público. O local não pode virar um prédio residencial, ou ser uma continuidade do Complexo Hospitalar Luiz Palmier. O histórico do terreno nos registros Cartoriais diz que ele foi cedido para a professora Estefânia de Carvalho em 1941, para que São Gonçalo tivesse uma instituição de Ensino Médio, os sucessores da professora traíram o acordo com a municipalidade e transformaram a instituição em empresa lucrativa, e como se não bastasse a incompetência empresarial em destruir uma instituição histórica na cidade, ainda querem lucrar com o terreno que é público.
Acioli será um monumento..
Todos que conheciam a Juíza Patrícia Acioli sabiam que algo poderia acontecer com ela. Mas com quase dois centenário de Judiciário, e sem homicídios entre magistrados, poucos realmente acreditaram que esta audácia criminal aconteceria. Mas aconteceu, e ninguém esta mais imune. A forma como o crime foi cometido deixou marcas em nossa sociedade, e a São Gonçalo de tantos crimes relevantes volta a Baixada Fluminense da década de 80 - 90. No primeiro momento, testemunhas viram dois carros, além de duas motos. Então são pelo menos dez pessoas para praticar esse assassinato. Isso indica também não uma ação de vingança, e descarta um pouco a possibilidade de crime passional. A polícia investiga todas as possibilidades. Mas tudo isso dá para a polícia uma boa linha de investigação: milícias ou grupo de extermínio, sempre formados por policiais militares. É as evidencia assustam São Gonçalo, pois mostram um 7ª Batalhão desconhecido. Ficará agora o Judiciário refém das máfias policiais, haverá medo de agir, e a imprensa vai tomar um meio discurso com medo. Agora que perdemos Acioli, nosso povo precisa de outro herói. O Tribunal de Justiça irá construir um memorial à memória da Juíza, mas precisamos agora que surja um Capitão Nascimento!
O Vereador de Itaboraí, Waldir Batista, anda meio assustado pela cidade. As más línguas dizem que ele esta vivendo sobre ameaça de milicianos. A questão esta sendo investigada na corregedoria de policia, mas Waldir não quer falar do assunto. O motivo seria o seu crescimento eleitoral na região de Cabuçu em Itaboraí, onde tem sido agraciado com inúmeras realizações pelo Prefeito Sergio Soares, e isso teria incomodado muito um determinado candidato ligado ao grupo dos “Xerifes da área”. Mas a população da região parece estar solidária a Waldir, e ele não quer andar com seguranças nem se mudar do lugar. Será que a onda bang – bang que manchou de sangue a história política de São Gonçalo, agora chegará a Itaboraí.
Panorama político de São Gonçalo
Gente! O mapa político deste ano esta demorando em ser montado. Os buchichos de pé de ouvido nos gabinetes dizem que o DEM de Adolfo irá fazer fileiras com Neilton por decisão de César, o que dará um extraordinário horário eleitoral para a chapa encabeçada pelo PR. Há também a boateira da uma possível ida de Dilson, um dos candidatos mais fortes para 2012 pelo PMDB, o que seria uma saída digna para o casal Graça e Ezequiel, já tão traídos por Cabral. Já a possível candidatura de Adolfo aconteceria pelo PDT, e isso com muita resistência interna, pois Dr. Dílson desfruta de grande admiração da militância fundadora, e poderá ter um esvaziamento político do grupo da prefeita. O PT desenvolve discussões internas para lançar chapa própria, que apesar de nomes como os dos Deputados Gilberto Palmares e Benedita serem cogitados pela regional, não serão aceitos pela autonomia do diretório municipal, onde se cogita o nome do Vereador Marlos. Outro nome que já se lançou para o desespero de Adolfo, mas que deveria compor a chapa (por serem moradores do Rio) é Alice Tamborindéguy pelo PSDB, por determinação nacional.
Corrida Maluca em Itaboraí
Mas parece aquele desenho animado “Corrida maluca”. Com o futuro de riqueza e prosperidade inevitável para a cidade de Itaboraí, vários políticos se acotovelam para sobressaírem junto ao eleitorado da cidade. Basta ter um evento na cidade e todos aparecem menos na Parada Gay, pois querem agradar as lideranças religiosas. O quadro é o seguinte: Marcio Panisset vem com a corda toda, sai da frente gente! Para seu crescimento esta sendo fechado um acordo lá de cima, para Cabral e as principais lideranças políticas do Estado venham a apoiar Marcio, que já conta com a maioria das lideranças religiosas. Helil é o único candidato com voto comprovado na cidade, mas parece que nenhum cacique quer sua vitoria, pois não estão investindo nada no seu crescimento, e uma possível rasteira vem sendo articulada muito em breve, seria um ótimo candidato da terra. Sergio Soares tem tentado nadar contra toda a correnteza, mas ainda respira e tem seu voto certo de todo ano, podendo com tanta divisão política de seus opositores, conseguir com os votos e inúmeros aliados governistas, seu tão sonhado segundo mandato. Altineu tem como principal aliado os Garotinhos e Wagner Montes, que são duas expressivas lideranças políticas com voto na cidade, além de ter um jornal de grande abrangência, ele representa a maior preocupação dos governistas, mas seu calcanhar de aquiles é justamente a falta de um discurso ou grupo que atinja mais precisamente a população, ao qual, Helil e Sergio possuem de sobra.
De Libertários a Opressores.
A Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SUPERDIR). É a mais nova na lista dos investigados pelo Ministério Público. A denúncia foi devido a Superdir negar informações aos movimentos sociais, tais como os custos da campanha “RIO SEM HOMOFOBIA”. O Grupo Gay Atitude avisou recentemente a Superdir pelo Email institucional, de que uma pessoa em São Gonçalo usava o papel timbrado do órgão em beneficio próprio, e que órgãos tais como: Defesa Civil Municipal, a Posturas da cidade, o 7ª Batalhão e 72ª DP tinham sidos enganados por oficio, para a organização de nova Parada do Orgulho LGBT “Chapa Branca” em São Gonçalo. A Superdir nada responde desde a solicitação do dia 06 de Junho, desrespeitando a constituição. Mas o Grupo agora suspeita da formação de um caixa dois junto a TAGET PUBLICIDADE, e que isso foi a motivação para não responder os requerimentos feitos pelo Grupo. Pois a campanha RIO SEM HOMOFOBIA de R$7,5 Milhões foi realizada pela TAGET que alugou o trio para grupos que são politicamente apoiados pelo superintendente Claudio Nascimento. O Grupo também questiona, se a política exercida pelo Estado foi uma conquista do Movimento ou do Deputado Carlos Minc.
O Cobra Silenciosa!
O Secretário de Esporte e Lazer de Itaboraí. Tem dado muito trabalho aos seus inimigos políticos na cidade. Depois de ter eliminado Janô do comando do Partido dos Trabalhadores, e de ter articulado o fim da possível candidatura de Marcelo Sereno para Prefeito pela legenda, agora é a dor de cabeça de alguns vereadores com mandato que percebem seu crescimento nas ruas. O Cobra como é conhecido, tem trabalhado frente a sua pasta com muita competência e agradado tanto ao Prefeito Sergio Soares, como as pessoas diretamente envolvida em Esporte e Lazer na cidade. Resumindo: silenciosamente trabalhando.
Devolva-me agora!
A instituição de ensino mais tradicional da Cidade de São Gonçalo, o Colégio São Gonçalo, pode voltar a funcionar como escola pública, isso se depender do vereador Marlos que descobriu que o terreno pertence à Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Pois bem, seus ex-donos estavam na calada da noite tentando vender o terreno que vale R$25 milhões, e se encontra situado no coração da cidade. A procuradoria da prefeitura de São Gonçalo me informou que já foi solicitada a reintegração da posse. Bem, todos nós devemos participar deste processo e formar opiniões nas redes sociais entre os ex-alunos do Colégio, isso para forçar a Justiça a retomar nosso patrimônio, e a Prefeitura reabrir o Colégio como público. O local não pode virar um prédio residencial, ou ser uma continuidade do Complexo Hospitalar Luiz Palmier. O histórico do terreno nos registros Cartoriais diz que ele foi cedido para a professora Estefânia de Carvalho em 1941, para que São Gonçalo tivesse uma instituição de Ensino Médio, os sucessores da professora traíram o acordo com a municipalidade e transformaram a instituição em empresa lucrativa, e como se não bastasse a incompetência empresarial em destruir uma instituição histórica na cidade, ainda querem lucrar com o terreno que é público.
Acioli será um monumento..
Todos que conheciam a Juíza Patrícia Acioli sabiam que algo poderia acontecer com ela. Mas com quase dois centenário de Judiciário, e sem homicídios entre magistrados, poucos realmente acreditaram que esta audácia criminal aconteceria. Mas aconteceu, e ninguém esta mais imune. A forma como o crime foi cometido deixou marcas em nossa sociedade, e a São Gonçalo de tantos crimes relevantes volta a Baixada Fluminense da década de 80 - 90. No primeiro momento, testemunhas viram dois carros, além de duas motos. Então são pelo menos dez pessoas para praticar esse assassinato. Isso indica também não uma ação de vingança, e descarta um pouco a possibilidade de crime passional. A polícia investiga todas as possibilidades. Mas tudo isso dá para a polícia uma boa linha de investigação: milícias ou grupo de extermínio, sempre formados por policiais militares. É as evidencia assustam São Gonçalo, pois mostram um 7ª Batalhão desconhecido. Ficará agora o Judiciário refém das máfias policiais, haverá medo de agir, e a imprensa vai tomar um meio discurso com medo. Agora que perdemos Acioli, nosso povo precisa de outro herói. O Tribunal de Justiça irá construir um memorial à memória da Juíza, mas precisamos agora que surja um Capitão Nascimento!
Interagindo "Jornal Em Dia". Setembro III
Denuncia na Educação
Leciono Português em escolas estaduais e, voltando da greve, fiquei sabendo que os alunos surdos não têm mais intérpretes que traduzam as aulas para a linguagem de sinais, pois esses profissionais são terceirizados e a Secretaria Estadual de Educação encerrou seu contrato com a empresa CAPTAR e, por isso, esses educadores está há meses sem receber seus salários e não gozaram de vários direitos (férias, 13ª, aviso prévio etc.). Para os que nos criticam por termos feito greve, isto vale como exemplo da maneira como o governo estadual trata a Educação pública e as pessoas que se esforçam para fazer as escolas funcionarem.
Edson Amaro de Souza (SEPE)
Belarmino Ricardo de Siqueira
Nas comemorações de mais uma ano de existencia de São Gonçalo. Eu homenageio a memoria do primeiro e único barão com grandeza de São Gonçalo, que foi o maior proprietário rural, político, militar e empresário de nossa região. Nasceu na localidade chamada Madressilva. Foi proprietário das grandes fazendas de Engenho Novo do Retiro, Cabuçu e Jacaré, todas na nossa São Gonçalo, além de imóveis espalhados nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói. Foi oficial da Guarda Nacional de 1826 a 1842, tendo sido comandante superior da Legião de Magé até Niterói. Benemérito, foi provedor do Asilo Santa Leopoldina de Niterói e também membro do conselho fiscal do Instituto Fluminense de Agricultura. Fundou e presidiu o Banco Rural e Hipotecário e foi proprietário de uma companhia fluminense de transportes. Recebeu diversas vezes a visita do imperador D. Pedro II em suas fazendas em São Gonçalo, e foi por este agraciado com os títulos de Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, oficial e comendador da Imperial Ordem da Rosa (1855), além de ter sido elevado a Barão de São Gonçalo, por decreto imperial de 19 de março de 1849, e recebido grandeza em 1854. Faleceu solteiro, em sua propriedade no bairro niteroiense do Cubango. Foi um dos primeiros brasileiros a ter o corpo embalsamado pelo célebre médico Fernando Francisco da Costa Ferraz. Suas vísceras, por desejo manifestado em testamento, foram sepultadas no Cemitério de Pachecos, em São Gonçalo, e o corpo depositado em uma rica capela na entrada do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro do Caju, niteroi, Rio de Janeiro.
Porto da Pedra
Todas as sexta-feira, a partir das 22h, a Porto da Pedra promove as etapa eliminatória da disputa que irá eleger o hino oficial do Tigre para o carnaval 2012. A vermelha e branca de São Gonçalo iniciou seu concurso com dezessete obras inscritas. Na primeira etapa, pela Chave A, oito obras se apresentaram e três foram eliminadas. Na segunda mais nove composições se apresentam pela Chave B. Segundo o presidente da escola, Francisco Marins, a escolha de um bom samba é fundamental para um grande carnaval. “Este é um momento muito importante para nossa escola. Toda direção está muito empenhada em construir um grande desfile em 2012 e, para isto, um bom samba é fundamental.”- afirmou o presidente. A quadra da Porto da Pedra fica na Av. Lúcio Tomé Feteira, 290, Vila Laje, São Gonçalo. Mais informações: 21 3707-1518.
Parabéns São Gonçalo?
Afinal de contas a nossa querida São Gonçalo tem 432 anos ou 121 anos. Se contarmos a posse e fundação po Gonçalves Gonçalo será 06 de Abril de 1579, e se contarmos o decreto do Governador Francisco Portela será 1890 (Emancipação). Acho que o dia 06 de Abril também deveria ser comemorado pois foi o marco de nascimento da cidade. Mas gostaria que não esquecerssemos dos percursores do passados Luiz Palmier (saúde pública) – Esterfânia de Carvalho (Educação Ginasial) – Barão de São Gonçalo (agricultura / status politico) – Joaquim Lavoura (Corredores Viarios) – Aécio Nanci Pai (as principais escolas públicas de grande porte da cidade), Francisco Portela e Gonçaves Gonçalo (já comentados), os escravos (que trabalharam muito em nosso solo), Geremias Matos Fontes (ex-Governador originário de São Gonçalo, e fundador da Comunidade S8 contra as drogas), Aida Faria (1ª vereadora mulher, e 1ª aluna idosa da UERJ de São Gonçalo).
Levi do Mercado
A rotina dos moradores de Silva Jardim, na Baixada Litorânea, mudou quando foi lançada e começou a circular a primeira moeda social do Estado do Rio de Janeiro, a Capivari. A nova moeda, que é administrada com recursos do município, ganhou a adesão de grande parte da população e passou a financiar o comércio local, provocando um “boom” na economia da cidade. O vereador de Itaboraí, Levi do Mercado, foi aos supermercados, açougues e drogarias de daquele município, e viu carros de som anunciam as promoções em produtos que são adquiridos com o novo dinheiro. Ele argumenta: “Com faixas e outras publicidades, comerciantes fazem propagandas para atrair mais clientes com Capivari no bolso”.
Em alguns casos os descontos chegam a 20% do valor da compra, beneficiando o consumidor, o que já rendeu um premio internacional. “Achei a idéia excelente. Isso pode revitalizar o comércio de Itaboraí”. Para tanto, criou-se um projeto de Lei para a criação da Moeda Social Pedra Bonita em Itaboraí. Para quem não sabe a tradução da palavra Itaboraí na língua Tupi Guarany e Pedra Bonita. Mas o projeto foi vetado pelo prefeito Sergio Soares, tendo a Câmara derrubado o veto. Muitos comerciantes garantem que estão ansiosos pela aplicação da nova moeda, eles acreditam que o movimento vai aumentou em até 60% depois da nova moeda.
“Nosso objetivo, em primeiro lugar, é promover a economia solidária, valorizando o comércio local e ajudando o pequeno empreendedor com o microcrédito. Podendo o dinheiro ficar aqui no município. Não podemos mais encher uma lata furada”, explica o Levi do Mercado.
A Dengue preocupa!
Há uma grande possibilidade de uma epidemia de dengue no Estado do Rio para 2012 e as cidades de Itaboraí e São Gonçalo preocupam. Esse é um problema de saúde pública e deve ser enfrentado pelo governo junto com a sociedade. A Prefeitura de Itaboraí conta hoje com 275 agentes de endemias trabalhando no combate à doença. O programa desenvolve regularmente ações de combate à dengue no município com inspeções dos agentes de saúde, mutirões e atividades educativas em toda cidade. Em 2010 foram realizadas 501.952 visitas, englobando, residências, terrenos baldios e imóveis comerciais, registrados 85 pedidos de atendimento para eliminação de focos e realizados 16 mutirões. Em São Gonçalo não se vê mobilização do poder público. Eu como morador do bairro do Porto Novo, não vejo carros Fumasses e nem agentes trabalhando nas ruas, o maior ninho do mosquito em São Gonçalo, a empresa Balprensa, não sofre qualquer incomodo. No ano de 2010 a cidade sofreu com a doença. Já o vereador Amarildo Aguiar anda realmente muito preocupado, pois um de seus dois projetos de combate a dengue, o que torna o uso da Citronela (repelente natural) nas ações públicas de combate, é de grande valor.
Qual a senha? Justiça! Justiça!
Esta palavra foi muito vulgarizada pelo Imperador Romano Caligóla, pois entrou para a história daquela civilização como o mais corrupto e perverso de todos, e para que qualquer pessoa entrasse na área real do palácio tinha que gritar a senha Justiça!!! Justiça! Voltando a realidade, confesso que não fiquei convencido quando os jornais apregoaram a dois dias, que o caso da juíza Patrícia Acioli estava concluído apontando três policiais militares como os executores do crime. Estranhei a falta de elementos e o fato de que agora é que se recolheram as armas do 7º BPM (São Gonçalo), depois de ter sido anunciado o esclarecimento do crime. As peças não se encaixavam, mas preferi aguardar para não ser leviano. Mas vejo que não sou só eu que não se convenceu com as conclusões apresentadas. A Associação de Magistrados, como viram acima, está pedindo ao Estado rigor na investigação e quer saber quem foi o mandante. Para os magistrados o caso não está concluído, como a Policia quer que todos acreditem. Um policial que acompanhou as investigações me contou que se o inquérito terminar, só com os elementos frágeis que existem até este momento, com um bom advogado os policiais militares acusados, pelo menos desse crime, eles podem escapar da condenação.
Leciono Português em escolas estaduais e, voltando da greve, fiquei sabendo que os alunos surdos não têm mais intérpretes que traduzam as aulas para a linguagem de sinais, pois esses profissionais são terceirizados e a Secretaria Estadual de Educação encerrou seu contrato com a empresa CAPTAR e, por isso, esses educadores está há meses sem receber seus salários e não gozaram de vários direitos (férias, 13ª, aviso prévio etc.). Para os que nos criticam por termos feito greve, isto vale como exemplo da maneira como o governo estadual trata a Educação pública e as pessoas que se esforçam para fazer as escolas funcionarem.
Edson Amaro de Souza (SEPE)
Belarmino Ricardo de Siqueira
Nas comemorações de mais uma ano de existencia de São Gonçalo. Eu homenageio a memoria do primeiro e único barão com grandeza de São Gonçalo, que foi o maior proprietário rural, político, militar e empresário de nossa região. Nasceu na localidade chamada Madressilva. Foi proprietário das grandes fazendas de Engenho Novo do Retiro, Cabuçu e Jacaré, todas na nossa São Gonçalo, além de imóveis espalhados nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói. Foi oficial da Guarda Nacional de 1826 a 1842, tendo sido comandante superior da Legião de Magé até Niterói. Benemérito, foi provedor do Asilo Santa Leopoldina de Niterói e também membro do conselho fiscal do Instituto Fluminense de Agricultura. Fundou e presidiu o Banco Rural e Hipotecário e foi proprietário de uma companhia fluminense de transportes. Recebeu diversas vezes a visita do imperador D. Pedro II em suas fazendas em São Gonçalo, e foi por este agraciado com os títulos de Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, oficial e comendador da Imperial Ordem da Rosa (1855), além de ter sido elevado a Barão de São Gonçalo, por decreto imperial de 19 de março de 1849, e recebido grandeza em 1854. Faleceu solteiro, em sua propriedade no bairro niteroiense do Cubango. Foi um dos primeiros brasileiros a ter o corpo embalsamado pelo célebre médico Fernando Francisco da Costa Ferraz. Suas vísceras, por desejo manifestado em testamento, foram sepultadas no Cemitério de Pachecos, em São Gonçalo, e o corpo depositado em uma rica capela na entrada do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro do Caju, niteroi, Rio de Janeiro.
Porto da Pedra
Todas as sexta-feira, a partir das 22h, a Porto da Pedra promove as etapa eliminatória da disputa que irá eleger o hino oficial do Tigre para o carnaval 2012. A vermelha e branca de São Gonçalo iniciou seu concurso com dezessete obras inscritas. Na primeira etapa, pela Chave A, oito obras se apresentaram e três foram eliminadas. Na segunda mais nove composições se apresentam pela Chave B. Segundo o presidente da escola, Francisco Marins, a escolha de um bom samba é fundamental para um grande carnaval. “Este é um momento muito importante para nossa escola. Toda direção está muito empenhada em construir um grande desfile em 2012 e, para isto, um bom samba é fundamental.”- afirmou o presidente. A quadra da Porto da Pedra fica na Av. Lúcio Tomé Feteira, 290, Vila Laje, São Gonçalo. Mais informações: 21 3707-1518.
Parabéns São Gonçalo?
Afinal de contas a nossa querida São Gonçalo tem 432 anos ou 121 anos. Se contarmos a posse e fundação po Gonçalves Gonçalo será 06 de Abril de 1579, e se contarmos o decreto do Governador Francisco Portela será 1890 (Emancipação). Acho que o dia 06 de Abril também deveria ser comemorado pois foi o marco de nascimento da cidade. Mas gostaria que não esquecerssemos dos percursores do passados Luiz Palmier (saúde pública) – Esterfânia de Carvalho (Educação Ginasial) – Barão de São Gonçalo (agricultura / status politico) – Joaquim Lavoura (Corredores Viarios) – Aécio Nanci Pai (as principais escolas públicas de grande porte da cidade), Francisco Portela e Gonçaves Gonçalo (já comentados), os escravos (que trabalharam muito em nosso solo), Geremias Matos Fontes (ex-Governador originário de São Gonçalo, e fundador da Comunidade S8 contra as drogas), Aida Faria (1ª vereadora mulher, e 1ª aluna idosa da UERJ de São Gonçalo).
Levi do Mercado
A rotina dos moradores de Silva Jardim, na Baixada Litorânea, mudou quando foi lançada e começou a circular a primeira moeda social do Estado do Rio de Janeiro, a Capivari. A nova moeda, que é administrada com recursos do município, ganhou a adesão de grande parte da população e passou a financiar o comércio local, provocando um “boom” na economia da cidade. O vereador de Itaboraí, Levi do Mercado, foi aos supermercados, açougues e drogarias de daquele município, e viu carros de som anunciam as promoções em produtos que são adquiridos com o novo dinheiro. Ele argumenta: “Com faixas e outras publicidades, comerciantes fazem propagandas para atrair mais clientes com Capivari no bolso”.
Em alguns casos os descontos chegam a 20% do valor da compra, beneficiando o consumidor, o que já rendeu um premio internacional. “Achei a idéia excelente. Isso pode revitalizar o comércio de Itaboraí”. Para tanto, criou-se um projeto de Lei para a criação da Moeda Social Pedra Bonita em Itaboraí. Para quem não sabe a tradução da palavra Itaboraí na língua Tupi Guarany e Pedra Bonita. Mas o projeto foi vetado pelo prefeito Sergio Soares, tendo a Câmara derrubado o veto. Muitos comerciantes garantem que estão ansiosos pela aplicação da nova moeda, eles acreditam que o movimento vai aumentou em até 60% depois da nova moeda.
“Nosso objetivo, em primeiro lugar, é promover a economia solidária, valorizando o comércio local e ajudando o pequeno empreendedor com o microcrédito. Podendo o dinheiro ficar aqui no município. Não podemos mais encher uma lata furada”, explica o Levi do Mercado.
A Dengue preocupa!
Há uma grande possibilidade de uma epidemia de dengue no Estado do Rio para 2012 e as cidades de Itaboraí e São Gonçalo preocupam. Esse é um problema de saúde pública e deve ser enfrentado pelo governo junto com a sociedade. A Prefeitura de Itaboraí conta hoje com 275 agentes de endemias trabalhando no combate à doença. O programa desenvolve regularmente ações de combate à dengue no município com inspeções dos agentes de saúde, mutirões e atividades educativas em toda cidade. Em 2010 foram realizadas 501.952 visitas, englobando, residências, terrenos baldios e imóveis comerciais, registrados 85 pedidos de atendimento para eliminação de focos e realizados 16 mutirões. Em São Gonçalo não se vê mobilização do poder público. Eu como morador do bairro do Porto Novo, não vejo carros Fumasses e nem agentes trabalhando nas ruas, o maior ninho do mosquito em São Gonçalo, a empresa Balprensa, não sofre qualquer incomodo. No ano de 2010 a cidade sofreu com a doença. Já o vereador Amarildo Aguiar anda realmente muito preocupado, pois um de seus dois projetos de combate a dengue, o que torna o uso da Citronela (repelente natural) nas ações públicas de combate, é de grande valor.
Qual a senha? Justiça! Justiça!
Esta palavra foi muito vulgarizada pelo Imperador Romano Caligóla, pois entrou para a história daquela civilização como o mais corrupto e perverso de todos, e para que qualquer pessoa entrasse na área real do palácio tinha que gritar a senha Justiça!!! Justiça! Voltando a realidade, confesso que não fiquei convencido quando os jornais apregoaram a dois dias, que o caso da juíza Patrícia Acioli estava concluído apontando três policiais militares como os executores do crime. Estranhei a falta de elementos e o fato de que agora é que se recolheram as armas do 7º BPM (São Gonçalo), depois de ter sido anunciado o esclarecimento do crime. As peças não se encaixavam, mas preferi aguardar para não ser leviano. Mas vejo que não sou só eu que não se convenceu com as conclusões apresentadas. A Associação de Magistrados, como viram acima, está pedindo ao Estado rigor na investigação e quer saber quem foi o mandante. Para os magistrados o caso não está concluído, como a Policia quer que todos acreditem. Um policial que acompanhou as investigações me contou que se o inquérito terminar, só com os elementos frágeis que existem até este momento, com um bom advogado os policiais militares acusados, pelo menos desse crime, eles podem escapar da condenação.
Adeus Trenzinho
A Linha Férrea...
A reforma da linha férrea que corta São Gonçalo, é algo vital para sobreviver para o controle urbano da cidade. Desde que o trem parou de circular, diversos comerciantes vem invadindo a linha férrea aos poucos, isso para fazer uso comercial do espaço publico de forma gratuita. Vejamos alguns exemplos: As funerárias que atendem o Cemitério de São Gonçalo (Bairro Camarão), a Casa do Coco (bairro Parada 40), O comércio rodeante a Praça dos Ex- Combatentes entre outros... Mas ainda acho que esta urbanização deva deixar marcas, para as gerações vindouras, da Via Férrea que passou um dia cortando a cidade por este espaço. Pois nossa cidade cresceu e se desenvolveu ao entorno destas ferrovias, e isso não pode ser esquecido, assim sendo, o Estado deveria preservar trechos de linha férrea sobre calçamentos. O mesmo conceito feito na Cantareira em Niterói.
A reforma da linha férrea que corta São Gonçalo, é algo vital para sobreviver para o controle urbano da cidade. Desde que o trem parou de circular, diversos comerciantes vem invadindo a linha férrea aos poucos, isso para fazer uso comercial do espaço publico de forma gratuita. Vejamos alguns exemplos: As funerárias que atendem o Cemitério de São Gonçalo (Bairro Camarão), a Casa do Coco (bairro Parada 40), O comércio rodeante a Praça dos Ex- Combatentes entre outros... Mas ainda acho que esta urbanização deva deixar marcas, para as gerações vindouras, da Via Férrea que passou um dia cortando a cidade por este espaço. Pois nossa cidade cresceu e se desenvolveu ao entorno destas ferrovias, e isso não pode ser esquecido, assim sendo, o Estado deveria preservar trechos de linha férrea sobre calçamentos. O mesmo conceito feito na Cantareira em Niterói.
Coluna "Povo II"
Pra quê fechar?
Ninguém entendeu o fechamento da Praça Zé Garoto esta semana. Quase não se viu pessoas trabalhando para reformá-la até o aniversario da cidade. Se houve reforma? Fez-se pouco. Pois as grades não foram pintadas, os jardins estão doentes e os banheiros encardidos. Isso sem se falar da lona do Carequinha que precisa de um banho urgente. O sistema de iluminação decorativa não funciona mais, ficando a estátua de Lavoura apagada. É bom hastear uma bandeira de vez em quando. Eu gosto tanto desta praça, que aceito administrá-la, pois, acredito que se manter o padrão não precisará fechar para reformas.
Cadê a Lei?
Geeente... Por onde anda os projetos de Lei dos vereadores Fábio Montibelo e Amarildo Aguiar, que torna Patrimônio Cultural a Parada Gay de São Gonçalo, e que torna o dia 17 de Maio de Combate a Homofobia. Os projetos foram aprovados no dia 22 de Junho na Câmara Legislativa, e seguiu para o Executivo Municipal, e até agora não foi vetado ou sancionado. A comunidade LGBT aguarda um posicionamento? Ambas as Leis é de sua importância para o combate ao preconceito na cidade de São Gonçalo.
Parabéns São Gonçalooo!!
Minha cidade comemora 121 anos de emancipação política e administrativa. A nossa São Gonçalo nasceu republicana, e se mantém fiel a este viés até hoje com sua dinâmica popular. Quando pensamos na cidade de São Gonçalo, pensamos em 05 coisas: 1ª cidade dormitório / pobre; 2ª no santo São Gonçalo do Amarante; 3ª no nome Panisset; 4ª em nós mesmos (moradores / Pessoas queridas); 5ª nos marcos da cidade (02 Shoppings – 05 Cemitérios – Piscinão - Casas de Shows – Principais Praças – Monumentos Históricos – Instituições - etc...). A minha cidade é tudo de bom!
Terra de Luiz Palmier...
Quando fundada, a nossa São Gonçalo teve pessoas desbravadoras na criação de uma verdadeira cidade. Minha homenagem vai para o médico Luiz Palmier. Sua atuação destacada durante a gripe espanhola, em 1918, quando atendia doentes de casa em casa. Também participou do grupo que conseguiu a construção do 1º posto de saúde local. Palmier logo passou a organizar a população para a criação de um hospital, fundado em 1934. Essa atuação lhe valeu sucessivos mandatos políticos e o consagrou como personalidade reverenciada, agente da cultura e da modernidade. Fundou o primeiro Bairro organizado da nova cidade, quando loteou sua chácara no centro, nascendo o bairro Brasilândia (homenagem ao País) batizando as ruas com nome de Estados da federação, deixando espaço para a construção de uma Praça e uma Escola. Seu nome aparece ligado a diversas entidades, Liceu Nilo Peçanha, Lactário, a biblioteca municipal, e várias outras iniciativas sociais.
A nova Alice
Triste PSDB sem Alice Tamborindéguy. A legenda que Alice levantou na cidade agiu de profunda ingratidão para com o histórico dela. Os novos Psdebistas se esqueceram quem articulou a Delegacia de Mulheres, o Hospital Geral, o retorno provisório do Jardim Catarina entre inúmeras realizações na cidade. Veja como são as coisas. O Senador Dornelles viu potencial em Alice e a convidou para o PP, na qual sairá candidata em 2012. E o PSDB vai lançar qual de seus anônimos.
Os ausentes...
Desta vez pelo menos Cabral não deu as caras. A inauguração das obras do PAC e do Governo do Estado no Jardim Catarina foi marcada mais uma vez pela ausência de aliados políticos do governo do Estado em São Gonçalo, como os Deputados Graça Mattos e Edson Ezequiel. Uma realização tão importante, e o governador se ausenta da inauguração, mandando o vice inaugurar.. Muito estranho... Ai tem coisa!
Hip Hop agitou Itaboraí
O Projeto HIP HOP NA ESTRADA, realização do SESC em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, através das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, teve seu fechamento neste domingo dia 18 de setembro na Praça Marechal Floriano Peixoto. Durante a semana aconteceram oficinas do gênero em quatro escolas da rede municipal (Luiz Carlos Caffaro, Maria Ana Moreira, Clara Pereira de Oliveira e Guilherme Saraiva) e o evento de domingo foi uma culminância destas iniciativas. Estiveram presentes a Secretária de Esportes Rosangela Felipe e Subsecretária de Educação Sirlene Freitas.
Ninguém entendeu o fechamento da Praça Zé Garoto esta semana. Quase não se viu pessoas trabalhando para reformá-la até o aniversario da cidade. Se houve reforma? Fez-se pouco. Pois as grades não foram pintadas, os jardins estão doentes e os banheiros encardidos. Isso sem se falar da lona do Carequinha que precisa de um banho urgente. O sistema de iluminação decorativa não funciona mais, ficando a estátua de Lavoura apagada. É bom hastear uma bandeira de vez em quando. Eu gosto tanto desta praça, que aceito administrá-la, pois, acredito que se manter o padrão não precisará fechar para reformas.
Cadê a Lei?
Geeente... Por onde anda os projetos de Lei dos vereadores Fábio Montibelo e Amarildo Aguiar, que torna Patrimônio Cultural a Parada Gay de São Gonçalo, e que torna o dia 17 de Maio de Combate a Homofobia. Os projetos foram aprovados no dia 22 de Junho na Câmara Legislativa, e seguiu para o Executivo Municipal, e até agora não foi vetado ou sancionado. A comunidade LGBT aguarda um posicionamento? Ambas as Leis é de sua importância para o combate ao preconceito na cidade de São Gonçalo.
Parabéns São Gonçalooo!!
Minha cidade comemora 121 anos de emancipação política e administrativa. A nossa São Gonçalo nasceu republicana, e se mantém fiel a este viés até hoje com sua dinâmica popular. Quando pensamos na cidade de São Gonçalo, pensamos em 05 coisas: 1ª cidade dormitório / pobre; 2ª no santo São Gonçalo do Amarante; 3ª no nome Panisset; 4ª em nós mesmos (moradores / Pessoas queridas); 5ª nos marcos da cidade (02 Shoppings – 05 Cemitérios – Piscinão - Casas de Shows – Principais Praças – Monumentos Históricos – Instituições - etc...). A minha cidade é tudo de bom!
Terra de Luiz Palmier...
Quando fundada, a nossa São Gonçalo teve pessoas desbravadoras na criação de uma verdadeira cidade. Minha homenagem vai para o médico Luiz Palmier. Sua atuação destacada durante a gripe espanhola, em 1918, quando atendia doentes de casa em casa. Também participou do grupo que conseguiu a construção do 1º posto de saúde local. Palmier logo passou a organizar a população para a criação de um hospital, fundado em 1934. Essa atuação lhe valeu sucessivos mandatos políticos e o consagrou como personalidade reverenciada, agente da cultura e da modernidade. Fundou o primeiro Bairro organizado da nova cidade, quando loteou sua chácara no centro, nascendo o bairro Brasilândia (homenagem ao País) batizando as ruas com nome de Estados da federação, deixando espaço para a construção de uma Praça e uma Escola. Seu nome aparece ligado a diversas entidades, Liceu Nilo Peçanha, Lactário, a biblioteca municipal, e várias outras iniciativas sociais.
A nova Alice
Triste PSDB sem Alice Tamborindéguy. A legenda que Alice levantou na cidade agiu de profunda ingratidão para com o histórico dela. Os novos Psdebistas se esqueceram quem articulou a Delegacia de Mulheres, o Hospital Geral, o retorno provisório do Jardim Catarina entre inúmeras realizações na cidade. Veja como são as coisas. O Senador Dornelles viu potencial em Alice e a convidou para o PP, na qual sairá candidata em 2012. E o PSDB vai lançar qual de seus anônimos.
Os ausentes...
Desta vez pelo menos Cabral não deu as caras. A inauguração das obras do PAC e do Governo do Estado no Jardim Catarina foi marcada mais uma vez pela ausência de aliados políticos do governo do Estado em São Gonçalo, como os Deputados Graça Mattos e Edson Ezequiel. Uma realização tão importante, e o governador se ausenta da inauguração, mandando o vice inaugurar.. Muito estranho... Ai tem coisa!
Hip Hop agitou Itaboraí
O Projeto HIP HOP NA ESTRADA, realização do SESC em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, através das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, teve seu fechamento neste domingo dia 18 de setembro na Praça Marechal Floriano Peixoto. Durante a semana aconteceram oficinas do gênero em quatro escolas da rede municipal (Luiz Carlos Caffaro, Maria Ana Moreira, Clara Pereira de Oliveira e Guilherme Saraiva) e o evento de domingo foi uma culminância destas iniciativas. Estiveram presentes a Secretária de Esportes Rosangela Felipe e Subsecretária de Educação Sirlene Freitas.
O esperado fim de Acioli (Colunas)
O esperado fim de Acioli
Todos que conheciam a Juiza sabiam que algo poderia acontecer. Mas com quase duas décadas de Judiciário, e sem homicídios entre magistrados, poucos realmente acreditaram nesta audácia criminal. Mas aconteceu, e ninguém esta mais imune. A forma como o crime foi cometido deixou marcas em nossa sociedade, e a São Gonçalo de tantos crimes relevantes volta a Baixada Fluminense da década de 80 - 90. No primeiro momento, testemunhas viram dois carros, além de duas motos. Então são pelo menos dez pessoas para praticar esse assassinato. Isso indica também não uma ação de vingança, e descarta um pouco a possibilidade de crime passional. A polícia investiga todas as possibilidades. Mas tudo isso dá para a polícia uma boa linha de investigação: milícias ou grupo de extermínio, sempre formados por policiais militares. Ficará agora o Judiciário refém das máfias policiais, haverá medo de agir, e a imprensa vai tomar um meio discurso. Agora que perdemos Acioli, nosso povo precisa de outro herói. Que surja um Capitão Nascimento!
A Cobra vai fumar II
Hoje (Terça) na Câmara de Vereadores de Itaboraí, vai acontecer uma inflamada reunião do PT (Partido dos Trabalhadores). O presidente Cobra sente-se golpeado por articulações obscuras do Sr. Janô junto à executiva municipal, e pretende resolver tudo cara a cara num duelo bem ao estilo do partido nos anos 80 e 90. Ambos querem hegemonia dentro da legenda em Itaboraí, e ambos são secretários de Sergio Soares. A reunião é apenas para os membros do Diretório, mais será reforçada a segurança. A pauta será a maioria na Executiva, que deve ser decidida pelo soberano diretório: “Nós temos que cumprir a legalidade” disse Cobra.
Propaganda Irregular
Eu tenho visto a postura de São Gonçalo Colocar nos painéis de outdoor da cidade, uma tarja com a descrição “Propaganda Irregular” para combater a clandestinidade. Achei muito interessante e valida o mecanismo utilizado. Porém, uma coisa não se encaixa no correto, e ainda compromete o trabalho da Postura. São as faixas da Panisset nas realizações dos Governos estadual e Federal nos bairros de São Gonçalo, onde a prefeita sempre manda colocar uma faixa com o nome dela. E uma pergunta é feita: Porque não são retiradas pela Postura as faixas da prefeita?
Venda das Pedras
Não dá para entender a Prefeitura de Itaboraí. Parece coisa de louco. Bem debaixo da Passarela de Venda das Pedras tem um ponto de Ônibus (sentido Venda), aliás, muito bonito, todo metálico e arquitetado para abrigar as pessoas. Porém, o ponto novinho abriga Motoboys, que com cones delinearam e tomaram conta do ponto. É isso mesmo! Os ônibus têm que parar mais adiante, pois o ponto virou ponto dos Motoboys, e quem quiser que pegue chuva ou sol, ou vá para debaixo da feia/suja passarela. Isso a 500 metros da secretária de Obras e Transporte.
Todos que conheciam a Juiza sabiam que algo poderia acontecer. Mas com quase duas décadas de Judiciário, e sem homicídios entre magistrados, poucos realmente acreditaram nesta audácia criminal. Mas aconteceu, e ninguém esta mais imune. A forma como o crime foi cometido deixou marcas em nossa sociedade, e a São Gonçalo de tantos crimes relevantes volta a Baixada Fluminense da década de 80 - 90. No primeiro momento, testemunhas viram dois carros, além de duas motos. Então são pelo menos dez pessoas para praticar esse assassinato. Isso indica também não uma ação de vingança, e descarta um pouco a possibilidade de crime passional. A polícia investiga todas as possibilidades. Mas tudo isso dá para a polícia uma boa linha de investigação: milícias ou grupo de extermínio, sempre formados por policiais militares. Ficará agora o Judiciário refém das máfias policiais, haverá medo de agir, e a imprensa vai tomar um meio discurso. Agora que perdemos Acioli, nosso povo precisa de outro herói. Que surja um Capitão Nascimento!
A Cobra vai fumar II
Hoje (Terça) na Câmara de Vereadores de Itaboraí, vai acontecer uma inflamada reunião do PT (Partido dos Trabalhadores). O presidente Cobra sente-se golpeado por articulações obscuras do Sr. Janô junto à executiva municipal, e pretende resolver tudo cara a cara num duelo bem ao estilo do partido nos anos 80 e 90. Ambos querem hegemonia dentro da legenda em Itaboraí, e ambos são secretários de Sergio Soares. A reunião é apenas para os membros do Diretório, mais será reforçada a segurança. A pauta será a maioria na Executiva, que deve ser decidida pelo soberano diretório: “Nós temos que cumprir a legalidade” disse Cobra.
Propaganda Irregular
Eu tenho visto a postura de São Gonçalo Colocar nos painéis de outdoor da cidade, uma tarja com a descrição “Propaganda Irregular” para combater a clandestinidade. Achei muito interessante e valida o mecanismo utilizado. Porém, uma coisa não se encaixa no correto, e ainda compromete o trabalho da Postura. São as faixas da Panisset nas realizações dos Governos estadual e Federal nos bairros de São Gonçalo, onde a prefeita sempre manda colocar uma faixa com o nome dela. E uma pergunta é feita: Porque não são retiradas pela Postura as faixas da prefeita?
Venda das Pedras
Não dá para entender a Prefeitura de Itaboraí. Parece coisa de louco. Bem debaixo da Passarela de Venda das Pedras tem um ponto de Ônibus (sentido Venda), aliás, muito bonito, todo metálico e arquitetado para abrigar as pessoas. Porém, o ponto novinho abriga Motoboys, que com cones delinearam e tomaram conta do ponto. É isso mesmo! Os ônibus têm que parar mais adiante, pois o ponto virou ponto dos Motoboys, e quem quiser que pegue chuva ou sol, ou vá para debaixo da feia/suja passarela. Isso a 500 metros da secretária de Obras e Transporte.
Coluna O Itaboraí Julho
Viva Irena Sendler!
Nem sempre o Prêmio Nobel é atribuído a quem mais o merece... Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há poucos dias. A desconhecida durante a 2ª Guerra Mundial conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabiam quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus. Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas, e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão, e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Foi pega pelos Nazistas e teve suas pernas quebradas.
Lei Alexandre Ivo
Depois de todas as oposições ao PL 122 feita pela bancada religiosa, começou a tomar corpo na internet um movimento de apoio a que essa lei seja denominada "Lei Alexandre Ivo", em homenagem ao adolescente assassinado há exatamente um ano, em São Gonçalo. "Seria como a Lei Maria da Penha," explica Deco Ribeiro, diretor da Escola Jovem LGBT, de Campinas (SP), um dos primeiros a propor a mudança. "Ninguém sabe o número, mas todo mundo a conhece e sabe pra que serve. É impossível deixar de pensar na mulher e na violência que ela sofreu só de ouvir o nome da lei. Esse efeito pode nos ajudar a derrubar as objeções ao projeto." O grupo Gay Atitude lembra com saudades do amigo Alexandre Ivo e apoia esta iniciativa.
Os bombeiros estão em todas!!
O Grupo Gay Atitude esta convocando o Movimento S.O.S Bombeiros para participarem da 8ª Parada Gay de São Gonçalo, que irá ocorre no próximo domingo 24, com concentração as 16h na Praça Zé Garoto. A convocação que é estendida ao SEPE (Sindicato dos Profissionais da Educação) esta tomando as redes sociais, e pretende fazer desta a Parada dos Excluidos de verdade. As más línguas dizem que os trios serão enfeitados de S.O.S Bombeiros, e as professores irão montar um stander na Praça, e as lideranças terão livre oratória. Se a onda pegar, com a agenda das Paradas apenas começando, o governador Cabral vai querer explicações de algumas pessoas.
Mais uma de Garotinho...
O Deputado Federal Garotinho, tem dito em seus discursos que Pezão fez uma visita emergencial à direção do jornal O Globo. Já sabendo da matéria que O Globo estava preparando para o próximo domingo, sobre as UPAs. Pezão tentou de todas as formas convencerem “a turma do Globo” a deixar isso pra lá. Afinal de contas, as UPAS foram às maiores responsáveis pela reeleição de Cabral.
Passando a limpo...
• Estarão abertas inscrições para cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, no hospital do Fundão, para correção estética de crianças.
Nem sempre o Prêmio Nobel é atribuído a quem mais o merece... Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há poucos dias. A desconhecida durante a 2ª Guerra Mundial conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabiam quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus. Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas, e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão, e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Foi pega pelos Nazistas e teve suas pernas quebradas.
Lei Alexandre Ivo
Depois de todas as oposições ao PL 122 feita pela bancada religiosa, começou a tomar corpo na internet um movimento de apoio a que essa lei seja denominada "Lei Alexandre Ivo", em homenagem ao adolescente assassinado há exatamente um ano, em São Gonçalo. "Seria como a Lei Maria da Penha," explica Deco Ribeiro, diretor da Escola Jovem LGBT, de Campinas (SP), um dos primeiros a propor a mudança. "Ninguém sabe o número, mas todo mundo a conhece e sabe pra que serve. É impossível deixar de pensar na mulher e na violência que ela sofreu só de ouvir o nome da lei. Esse efeito pode nos ajudar a derrubar as objeções ao projeto." O grupo Gay Atitude lembra com saudades do amigo Alexandre Ivo e apoia esta iniciativa.
Os bombeiros estão em todas!!
O Grupo Gay Atitude esta convocando o Movimento S.O.S Bombeiros para participarem da 8ª Parada Gay de São Gonçalo, que irá ocorre no próximo domingo 24, com concentração as 16h na Praça Zé Garoto. A convocação que é estendida ao SEPE (Sindicato dos Profissionais da Educação) esta tomando as redes sociais, e pretende fazer desta a Parada dos Excluidos de verdade. As más línguas dizem que os trios serão enfeitados de S.O.S Bombeiros, e as professores irão montar um stander na Praça, e as lideranças terão livre oratória. Se a onda pegar, com a agenda das Paradas apenas começando, o governador Cabral vai querer explicações de algumas pessoas.
Mais uma de Garotinho...
O Deputado Federal Garotinho, tem dito em seus discursos que Pezão fez uma visita emergencial à direção do jornal O Globo. Já sabendo da matéria que O Globo estava preparando para o próximo domingo, sobre as UPAs. Pezão tentou de todas as formas convencerem “a turma do Globo” a deixar isso pra lá. Afinal de contas, as UPAS foram às maiores responsáveis pela reeleição de Cabral.
Passando a limpo...
• Estarão abertas inscrições para cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, no hospital do Fundão, para correção estética de crianças.
coluna do Povo Julho I
Viva Irena Sendler!
Nem sempre o Prêmio Nobel é atribuído a quem mais o merece... Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há poucos dias. A desconhecida durante a 2ª Guerra Mundial conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabiam quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus. Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas, e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão, e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Foi pega pelos Nazistas e teve suas pernas quebradas.
Lei Alexandre Ivo
Depois de todas as oposições ao PL 122 feita pela bancada religiosa, começou a tomar corpo na internet um movimento de apoio a que essa lei seja denominada "Lei Alexandre Ivo", em homenagem ao adolescente assassinado há exatamente um ano, em São Gonçalo. "Seria como a Lei Maria da Penha," explica Deco Ribeiro, diretor da Escola Jovem LGBT, de Campinas (SP), um dos primeiros a propor a mudança. "Ninguém sabe o número, mas todo mundo a conhece e sabe pra que serve. É impossível deixar de pensar na mulher e na violência que ela sofreu só de ouvir o nome da lei. Esse efeito pode nos ajudar a derrubar as objeções ao projeto." O grupo Gay Atitude lembra com saudades do amigo Alexandre Ivo e apoia esta iniciativa.
Os bombeiros estão em todas!!
O Grupo Gay Atitude esta convocando o Movimento S.O.S Bombeiros para participarem da 8ª Parada Gay de São Gonçalo, que irá ocorre no próximo domingo 24, com concentração as 16h na Praça Zé Garoto. A convocação que é estendida ao SEPE (Sindicato dos Profissionais da Educação) esta tomando as redes sociais, e pretende fazer desta a Parada dos Excluidos de verdade. As más línguas dizem que os trios serão enfeitados de S.O.S Bombeiros, e as professores irão montar um stander na Praça, e as lideranças terão livre oratória. Se a onda pegar, com a agenda das Paradas apenas começando, o governador Cabral vai querer explicações de algumas pessoas.
Mais uma de Garotinho...
O Deputado Federal Garotinho, tem dito em seus discursos que Pezão fez uma visita emergencial à direção do jornal O Globo. Já sabendo da matéria que O Globo estava preparando para o próximo domingo, sobre as UPAs. Pezão tentou de todas as formas convencerem “a turma do Globo” a deixar isso pra lá. Afinal de contas, as UPAS foram às maiores responsáveis pela reeleição de Cabral.
Passando a limpo...
• Estarão abertas inscrições para cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, no hospital do Fundão, para correção estética de crianças.
Nem sempre o Prêmio Nobel é atribuído a quem mais o merece... Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há poucos dias. A desconhecida durante a 2ª Guerra Mundial conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabiam quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus. Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas, e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão, e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Foi pega pelos Nazistas e teve suas pernas quebradas.
Lei Alexandre Ivo
Depois de todas as oposições ao PL 122 feita pela bancada religiosa, começou a tomar corpo na internet um movimento de apoio a que essa lei seja denominada "Lei Alexandre Ivo", em homenagem ao adolescente assassinado há exatamente um ano, em São Gonçalo. "Seria como a Lei Maria da Penha," explica Deco Ribeiro, diretor da Escola Jovem LGBT, de Campinas (SP), um dos primeiros a propor a mudança. "Ninguém sabe o número, mas todo mundo a conhece e sabe pra que serve. É impossível deixar de pensar na mulher e na violência que ela sofreu só de ouvir o nome da lei. Esse efeito pode nos ajudar a derrubar as objeções ao projeto." O grupo Gay Atitude lembra com saudades do amigo Alexandre Ivo e apoia esta iniciativa.
Os bombeiros estão em todas!!
O Grupo Gay Atitude esta convocando o Movimento S.O.S Bombeiros para participarem da 8ª Parada Gay de São Gonçalo, que irá ocorre no próximo domingo 24, com concentração as 16h na Praça Zé Garoto. A convocação que é estendida ao SEPE (Sindicato dos Profissionais da Educação) esta tomando as redes sociais, e pretende fazer desta a Parada dos Excluidos de verdade. As más línguas dizem que os trios serão enfeitados de S.O.S Bombeiros, e as professores irão montar um stander na Praça, e as lideranças terão livre oratória. Se a onda pegar, com a agenda das Paradas apenas começando, o governador Cabral vai querer explicações de algumas pessoas.
Mais uma de Garotinho...
O Deputado Federal Garotinho, tem dito em seus discursos que Pezão fez uma visita emergencial à direção do jornal O Globo. Já sabendo da matéria que O Globo estava preparando para o próximo domingo, sobre as UPAs. Pezão tentou de todas as formas convencerem “a turma do Globo” a deixar isso pra lá. Afinal de contas, as UPAS foram às maiores responsáveis pela reeleição de Cabral.
Passando a limpo...
• Estarão abertas inscrições para cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, no hospital do Fundão, para correção estética de crianças.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Coluna "Na Rua"
Débora Lobosco
A ilustre moradora de Itaboraí, Débora Lobosco, é sem dúvida uma artista talentosa. Estilista de renome nacional e dotada de um grande carisma pessoal, suas desenhadas roupas rodam boutiques Brasil a fora. Nossa ilustre, que faz questão de manter seu ateliê no Centro de nossa cidade, lançará no próximo dia 06 de Agosto (Sábado) sua coleção Primavera Verão. Desta vez o evento será no Vera Gol às 20h, e a entrada é 1k de alimento. Vamos prestigiar a Prata da Casa!
Coitado do Brizola
Como já havia comentado em nota passada, sobre a insatisfação da família do Brizola relacionado ao uso do PDT por oportunistas. Agora vejo dezenas de Outdoor em Itaboraí, com a imagem do Brizola e anunciando a posse de uma comissão interventora no Diretório Municipal do PDT de Itaboraí. Parece que a família Panisset não é muito chegada à democracia, eles gostam de tomar na marra, e não respeitam os processos de escolhas internas do Partido. A prefeita Aparecida é presidente interventora do PDT de São Gonçalo, e agora seu irmão intervêm em Itaboraí. Com isso, aquele partido de massa que era o PDT morreu, e a militância brizolista se afasta cada vez mais.
Universal reconhece homofobia
Recentemente, vi o Senador Marcelo Crivella falar a favor do PLC 122 (Lei que Criminaliza a Homofobia) na TV Senado. Na semana passada, a Folha Universal noticiou um caso de homofobia (pai e filho foram agredidos numa festa por terem se abraçado. Os criminosos acharam que era um casal gay). Isto é, a Universal reconhece que existe o sentimento homofóbico e que os gays sofrem com eles. Essa é uma mudança de mentalidade positiva. (Enviado per E.mail pelo leitor Edson Amaro).
A ilustre moradora de Itaboraí, Débora Lobosco, é sem dúvida uma artista talentosa. Estilista de renome nacional e dotada de um grande carisma pessoal, suas desenhadas roupas rodam boutiques Brasil a fora. Nossa ilustre, que faz questão de manter seu ateliê no Centro de nossa cidade, lançará no próximo dia 06 de Agosto (Sábado) sua coleção Primavera Verão. Desta vez o evento será no Vera Gol às 20h, e a entrada é 1k de alimento. Vamos prestigiar a Prata da Casa!
Coitado do Brizola
Como já havia comentado em nota passada, sobre a insatisfação da família do Brizola relacionado ao uso do PDT por oportunistas. Agora vejo dezenas de Outdoor em Itaboraí, com a imagem do Brizola e anunciando a posse de uma comissão interventora no Diretório Municipal do PDT de Itaboraí. Parece que a família Panisset não é muito chegada à democracia, eles gostam de tomar na marra, e não respeitam os processos de escolhas internas do Partido. A prefeita Aparecida é presidente interventora do PDT de São Gonçalo, e agora seu irmão intervêm em Itaboraí. Com isso, aquele partido de massa que era o PDT morreu, e a militância brizolista se afasta cada vez mais.
Universal reconhece homofobia
Recentemente, vi o Senador Marcelo Crivella falar a favor do PLC 122 (Lei que Criminaliza a Homofobia) na TV Senado. Na semana passada, a Folha Universal noticiou um caso de homofobia (pai e filho foram agredidos numa festa por terem se abraçado. Os criminosos acharam que era um casal gay). Isto é, a Universal reconhece que existe o sentimento homofóbico e que os gays sofrem com eles. Essa é uma mudança de mentalidade positiva. (Enviado per E.mail pelo leitor Edson Amaro).
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Coluna "NA RUA". Jornal O Itaboraí - 14 /07
A cobra vai fumar!!!
Está ficando difícil para Marcelo Sereno ser candidato em Itaboraí. Foi nomeado na última Segunda-Feira como Secretário Municipal Integração de Itaboraí, o Sr. Janô, conhecido como articulador da Campanha do Marcelo dentro do PT de Itaboraí. O papo que rola, é que Marcelo foi usado para trampolim político por Janô, que após conquistar seu objetivo passou a ser mais um partidário de Sergio Soares.
Tucson em Rio Bonito
O prefeito de Rio Bonito, Mandiocão engajou-se nas polêmicas dos carros oficiais. A prefeitura da cidade comprou dois Modelos Hyundai Tucson 2012, que junto custaram R$150 mil. O debate foi para as ruas da cidade e foi comentado na Câmara de Vereadores, onde para uns é adequado para a esburacada cidade, e para outros é um privilégio desnecessário. Tem vereador querendo abrir CPI.
PMDB de São Gonçalo
Ninguém sabe qual o destino da legenda para 2012. Não se sabe se o casal Graça e Ezequiel se lançarão, ou outro nome encabeçara a legenda. Mas algo é especulado, uma possível composição, via Picciani, a fins de apoiar uma candidatura que possa contar com o apoio da prefeita Aparecida Panisset. Cabral não quer perder todo o investimento feito pelo seu governo em São Gonçalo com uma ruptura política com a mandatária. A grande questão é como unir o Casal aos Panissets sem desprestigiar um das partes. Enquanto isso os formadores de opinião fazem especulações maldosas sobre o futuro da oposição na cidade.
Marquise X Montibelo
O Vereador Fábio Montibelo foi para a cidade de Fortaleza, capital do Céara e matriz da empresa Marquise, isso para ver com seus próprios olhos a diferença no tratamento dado ao lixo pela empresa às duas cidades. Disse ele no plenário da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, que embora Fortaleza tenha mais que o dobro da população de São Gonçalo, naquela cidade o recolhimento de lixo funciona. Ele não entende como aqui apenas 27 caminhões servem nossa população, isso com a prefeita Panisset tendo anunciado aos Jornais 56 caminhões, e com uma fatura de R$ 3.200 milhões por mês. O Vereador lembrou que a antiga Serviflu trabalhava com 52 caminhões e recebia menos R$ 2.800 Milhões mês. O vereador lutará para a EDURSAN cumpra seu estatuto e fundamentos legais, nas quais foi criada, e assuma o recolhimento do lixo na cidade, acabando com a mamata, assim como a CLIN em Niterói e a COLURB no Rio, já que a EDURSAN é pública.
Está ficando difícil para Marcelo Sereno ser candidato em Itaboraí. Foi nomeado na última Segunda-Feira como Secretário Municipal Integração de Itaboraí, o Sr. Janô, conhecido como articulador da Campanha do Marcelo dentro do PT de Itaboraí. O papo que rola, é que Marcelo foi usado para trampolim político por Janô, que após conquistar seu objetivo passou a ser mais um partidário de Sergio Soares.
Tucson em Rio Bonito
O prefeito de Rio Bonito, Mandiocão engajou-se nas polêmicas dos carros oficiais. A prefeitura da cidade comprou dois Modelos Hyundai Tucson 2012, que junto custaram R$150 mil. O debate foi para as ruas da cidade e foi comentado na Câmara de Vereadores, onde para uns é adequado para a esburacada cidade, e para outros é um privilégio desnecessário. Tem vereador querendo abrir CPI.
PMDB de São Gonçalo
Ninguém sabe qual o destino da legenda para 2012. Não se sabe se o casal Graça e Ezequiel se lançarão, ou outro nome encabeçara a legenda. Mas algo é especulado, uma possível composição, via Picciani, a fins de apoiar uma candidatura que possa contar com o apoio da prefeita Aparecida Panisset. Cabral não quer perder todo o investimento feito pelo seu governo em São Gonçalo com uma ruptura política com a mandatária. A grande questão é como unir o Casal aos Panissets sem desprestigiar um das partes. Enquanto isso os formadores de opinião fazem especulações maldosas sobre o futuro da oposição na cidade.
Marquise X Montibelo
O Vereador Fábio Montibelo foi para a cidade de Fortaleza, capital do Céara e matriz da empresa Marquise, isso para ver com seus próprios olhos a diferença no tratamento dado ao lixo pela empresa às duas cidades. Disse ele no plenário da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, que embora Fortaleza tenha mais que o dobro da população de São Gonçalo, naquela cidade o recolhimento de lixo funciona. Ele não entende como aqui apenas 27 caminhões servem nossa população, isso com a prefeita Panisset tendo anunciado aos Jornais 56 caminhões, e com uma fatura de R$ 3.200 milhões por mês. O Vereador lembrou que a antiga Serviflu trabalhava com 52 caminhões e recebia menos R$ 2.800 Milhões mês. O vereador lutará para a EDURSAN cumpra seu estatuto e fundamentos legais, nas quais foi criada, e assuma o recolhimento do lixo na cidade, acabando com a mamata, assim como a CLIN em Niterói e a COLURB no Rio, já que a EDURSAN é pública.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Minha Coluna Social e Politica no O Itaboraí.
Cid Reis usa a máquina pública
Não dá para acreditar. As faixas colocadas pela prefeita nas obras de Cabral continuam esticadinhas entre os postes. Já as faixas colocadas para o Show da Ana Carolina (Vibe Show), e para divulgar a Parada Gay de São Gonçalo foram rapidamente retiradas. Diversas placas de outdoors foram inutilizadas, pois a postura cola uma faixa vermelha com as inscrições “Propaganda Irregular”. Se a postura é competente até para retirar cartazes colados nos postes da cidade, então porquê convive com as centenas de faixas “Os moradores agradecem .....” se todos sabemos que é uma ação política. Isso é trafico de influência e uso da máquina pública. Cid Reis esta sujando sua história política e funcional.
O escândalo da Debug Publicidade.
Gente... É realmente um escândalo a questão da DEBUG PUBLICIDADE. O pior é que os vereadores de São Gonçalo estão todos sabendo do esquema, mas fazem todos vistos grossas. A empresa DEBUG recebe da prefeitura de São Gonçalo R$ 2milhões e 800 mil para propaganda institucional, sendo os jornais periódicos os principais beneficiados pelo esquema. O esquema consiste na compra da opinião destes jornais, já que a DEBUG recebe para paga uma lista de diários e periódicos, aos quais realiza matérias políticas sempre elogiando a prefeita Aparecida, e promovendo o governo. Bem, em nenhum destes jornais eu vi uma propaganda oficial. O governo dela fechou um cinturão de segurança.
Farra dos Carros Oficiais
Diversos vereadores de São Gonçalo usam os carros alugados pela Câmara de Vereadores (recursos públicos) para atividades pessoais. Isso porque, não há placas brancas ou qualquer visualização (empacotamento) que permita uma fiscalização direta dos contribuintes gonçalenses. Um vereador pode ir ao Motel, ou levar a família à praia, ou simplesmente ir para uma noitada no final de semana, e ninguém perceberá que é o patrocinador do transporte das farras do edil. O colunista sugere a presidência da Câmara que tais “Carros Oficiais” tenham pelo menos uma pequena faixa nas laterais ou nos vidros (frente e verso) com as inscrições “A serviço da Câmara de vereadores de São Gonçalo”. Ninguém merece.
Jogada suja de Marcio Panisset III
Os Agentes Comunitários de São Gonçalo estão comentando que Marcio Panisset esta utilizando uma recomendação do Ministério Público para demiti-los, e depois contratar novos agentes moradores de Itaboraí. Isso pelas necessidades políticas com vista a 2012, onde tem que cumprir diversos fechamentos com evangélicos para fortalecer sua candidatura a Prefeito de Itaboraí. O vereador Fábio Montibelo disse “Não permitirei que o dinheiro do povo de São Gonçalo custeie a candidatura de Marcio em Itaboraí”. Mais essa!!!
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Governo Aparecida Panisset. É mole!
Materia do Jornal Extra de 10 de Junho de 2011
Mais uma vez a prefeita Aparecida Panisset é denunciada ao Ministério Público por irregularidades na sua administração em São Gonçalo. Agora, ela foi acusada de fazer propaganda pessoal com recursos públicos por utilizar a inscrição "Governo Aparecida Panisset" na capa da revista da Empresa Municipal de Obras (Edursan), ao lado do brasão do município.
Segundo a denúncia, recebida anteontem, há a "fusão da pessoa e da instituição pública". O Ministério Público ainda analisa o caso. A acusação foi feita pelo historiador Aloísio Reis, de 37 anos, que recebeu, na semana passada, a revista numa sessão na Câmara de Vereadores.
— O governo já foi denunciado por esse tipo de prática. Mas nada se compara ao que aconteceu agora. A situação já passou do limite — disse o historiador.
Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo disse que Aparecida Panisset "não precisa de promoção pessoal, porque não é candidata a nenhum cargo nas eleições de 2012".
Ainda segundo a nota, o governo tem "obrigação de prestar contas à população do que fez e o que faz", mas não explicou a inscrição do nome da prefeita ao lado do brasão da prefeitura.
Em maio, o Ministério Público abriu processo por improbidade administrativa contra a prefeita, que foi denunciada por propaganda pessoal em agendas e cadernos distribuídos a mais de 45 mil alunos da rede de ensino municipal. As agendas mostravam a prefeita em eventos públicos ao lado do irmão, o deputado estadual Márcio Panisset, nomeado secretário de Saúde
Mais uma vez a prefeita Aparecida Panisset é denunciada ao Ministério Público por irregularidades na sua administração em São Gonçalo. Agora, ela foi acusada de fazer propaganda pessoal com recursos públicos por utilizar a inscrição "Governo Aparecida Panisset" na capa da revista da Empresa Municipal de Obras (Edursan), ao lado do brasão do município.
Segundo a denúncia, recebida anteontem, há a "fusão da pessoa e da instituição pública". O Ministério Público ainda analisa o caso. A acusação foi feita pelo historiador Aloísio Reis, de 37 anos, que recebeu, na semana passada, a revista numa sessão na Câmara de Vereadores.
— O governo já foi denunciado por esse tipo de prática. Mas nada se compara ao que aconteceu agora. A situação já passou do limite — disse o historiador.
Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo disse que Aparecida Panisset "não precisa de promoção pessoal, porque não é candidata a nenhum cargo nas eleições de 2012".
Ainda segundo a nota, o governo tem "obrigação de prestar contas à população do que fez e o que faz", mas não explicou a inscrição do nome da prefeita ao lado do brasão da prefeitura.
Em maio, o Ministério Público abriu processo por improbidade administrativa contra a prefeita, que foi denunciada por propaganda pessoal em agendas e cadernos distribuídos a mais de 45 mil alunos da rede de ensino municipal. As agendas mostravam a prefeita em eventos públicos ao lado do irmão, o deputado estadual Márcio Panisset, nomeado secretário de Saúde
terça-feira, 31 de maio de 2011
Professores Explorados em Itaboraí.
Professores explorados em Itaboraí
Em todo o Brasil os professores formam uma categoria de trabalhadores explorados. E a realidade da educação de Itaboraí, diagnostica bem as politicas publicas dissimuladas voltadas à educação. Enquanto um professor funcionario do primario ganha um pouco mais de R$ 1.100.00, os professores contratados ganham para desempenharem a mesma função R$ 600, e sem vale transporte. O problema é que a maioria do quadro é de contratados, e no concurso executado é previsto apenas 94 vagas para preencher o ensino primarios, ou seja, apenas 1/3 da necessidade real do municipio. Para os professores, este concurso é uma farça pois a Prefeitura prefere os contratados por sairem bem mais baratos, por não fazerem greves e por não terem qualquer estabilidade. Nossa! Que vergonha!
Em todo o Brasil os professores formam uma categoria de trabalhadores explorados. E a realidade da educação de Itaboraí, diagnostica bem as politicas publicas dissimuladas voltadas à educação. Enquanto um professor funcionario do primario ganha um pouco mais de R$ 1.100.00, os professores contratados ganham para desempenharem a mesma função R$ 600, e sem vale transporte. O problema é que a maioria do quadro é de contratados, e no concurso executado é previsto apenas 94 vagas para preencher o ensino primarios, ou seja, apenas 1/3 da necessidade real do municipio. Para os professores, este concurso é uma farça pois a Prefeitura prefere os contratados por sairem bem mais baratos, por não fazerem greves e por não terem qualquer estabilidade. Nossa! Que vergonha!
sábado, 28 de maio de 2011
FACES DE ITABORAÍ
Apolo III não decola!
As comunidades Apolo III, Marambaia II e Gebara II, ou seja, os moradores de todas as ruas da Área Polígono Cadastral do 7ª Distrito, que se encontra em litígio com São Gonçalo. Encontram-se há três anos prejudicados pela falta de iluminação pública, e vivem com insegurança permanente. Já não consideram mais a visível falta de urbanização asfáutica o pior problema dessas comunidades, pois os assaltos são comuns e um toque de recolher predomina ao anoitecer. Os moradores alegam que vinculado à conta de Luz pagam uma taxa de Iluminação pública, e são mais de 3.800 residências contribuindo com R$180.000.00 por ano. Cansados da diplomacia, os moradores declararam guerra contra a Prefeitura de Itaboraí. Entre manifestações e abaixo assinados, ganharam o apoio dos vereadores da Comissão Especial para a Fronteira. O presidente da comissão, Vereador Niodir Sales, também entrou na declaração de guerra das comunidades, e procurado por este colunista, disse que fez uma indicação legislativa e que pessoalmente irá exigir ação da Secretaria de Obras. “Doa a quem doer”! D isse Niodir.
MINHAS NOTINHAS
Americanos Babacas!
Alarmam pelo mundo sua vingança. Matamos Bin Laden! Eles não entenderam que seus aliados, ditadores árabes, estão perdendo um a um o poder naquela região. Bin Laden sempre quis acabar com as ditaduras de Mubarak, Ben Ali, Kaddafi e as demais do mundo mulçumano, pois sempre argumentou que eles eram infiéis e que serviam aos EUA. Mas na realidade, foram milhões de pessoas comuns que pacificamente — bem, mais ou menos, e com certeza no caso da Tunísia e do Egito, que se livraram deles. Bin Laden não, ele fracassou nessa tarefa. Sem esses ditadores como a hegemonia Americana ficará na região? Bin Laden era apenas um homem velho e deposto do controle da Al Qaida há muito tempo. As revoluções mulçumanas são os novos Bin Ladens .
Vai faltar Grana!!
Por conta dos cortes no Orçamento da União. O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) está sofrendo uma redução de 47%. É com verba do PRONASCI que o Estado paga as gratificações aos policiais que trabalham nas UPPs. Também serão atingidos o Bolsa-Formação que dava mais R$ 400 por mês aos policiais que fizessem cursos de aperfeiçoamento e o programa Mulheres de Paz. Além disso, iria começar a ser pago este ano o Bolsa-Olímpica para policiais que seriam preparados para a segurança da Copa e das Olimpíadas, mas o programa foi adiado por falta de verba.
E agora Cabral? E agora Beltrame? Associações de policiais já estão em estado de alerta para ver o que vai acontecer daqui pra à frente. Mas podem estar certos que Cabral vai ter que coçar o bolso.
E agora Cabral? E agora Beltrame? Associações de policiais já estão em estado de alerta para ver o que vai acontecer daqui pra à frente. Mas podem estar certos que Cabral vai ter que coçar o bolso.
PR vai ter candidaturas em todo o Estado.
Na reunião de ontem da Executiva Regional do PR – RJ. Foi definido um calendário de seminários em todas as regiões do estado, para preparar o partido para as eleições do próximo ano. O objetivo é lançar candidatos em todos os municípios onde for viável. Pelo levantamento inicial, já se vê potenciais candidatos com chances reais em 76 dos 92 municípios. O PR pretende também lançar chapas completas a vereador em cada município.
MINHA COLUNA POLITICA (O ITABORAÍ)
Nova Frota já!
Não entendo como tem tanto táxi velho rodando por aí. Pois na compra de um veiculo zero nacional em qualquer concessionária no Estado do Rio, o taxista tem o direito ao desconto dos 16% da isenção do ICMS. Isso somado ao desconto do IPI (Imposto sobre produto industrializado) de caráter federal. Um Pálio Adventure que custa R$55.800.00 sai a R$42.900.00, portanto R$13mil a menos. Acho que os taxistas de São Gonçalo deveriam investir mais em seus negócios.
Recursos para a Apae já!
Os serviços oferecidos há 56 anos pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizam hoje o que deveria está sendo feito pelo Estado. Portanto, a instituição deveria receber mais recursos dos governos para que mais excepcionais possam ser inclusos nos projetos da ONG (psicológico, psicomotor, fonoaudiológico e alfabetização). Atualmente existem 62 unidades no Estado que atendem 30 mil pessoas, com as deficiências inúmeras, e quase todas as instalações precisam de reformas urgentes, sempre falta material didático e os funcionários são muito poucos para a demanda. A APAI do patronato, em São Gonçalo , vive principalmente de doações e voluntarismo. Vocês são Guerreiros!
Movimento Funk já !
Após virar movimento cultural aprovado por lei. Os bailes comunitários voltaram a acontecer nas comunidades ocupadas pelas UPPs. Nas últimas décadas o Funk carioca tem se destacado nacionalmente, e isso representa um ritmo musical que caracteriza o Rio. Porém, quando a comunidade é dominada pelo tráfico o Funk é utilizado como incentivador do recrutamento e de uma ideologia marginal. Mas as autoridades cariocas querem o movimento como aliado nas pacificações. Vamos esperar as UPPs chegarem para a liberação dos bailes comunitários em São Gonçalo. Muito bom!
ARTISTAS PEDEM SOCORRO.
Artistas Pedem Socorro!
O secretário de cultura de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro, é alvo de denúncias fomentadas pelo movimento “Artistas pedem Socorro” no Orkut. O perfil está panfletando um manifesto que acusa o secretário de superfaturamento na recuperação da Lona Cultural; de envolvimento com fraudes na gestão de Núbia na cidade de Magé; de ter nomeado seu jovem filho como funcionário fantasma da Câmara de São Gonçalo; de fazer uso político partidário com os recursos e cargos das pastas culturais, entre outras gravidades. No perfil encontramos imagens montadas, onde Carlos Ney é colocado atrás das grades, ou como Judas, ou como palhaço, ou ao lado do corrupto Arruda, entre outras imagens. Na rede de amigos encontrei ilustres pessoas de Gonça, inclusive membro do governo Panisset, tais como: o Secretário de Trabalho da Cidade – Henrique Porto; A Assessora do Secretário Social – Isabel Grassirei; os vereadores Dílson Drumonnd e Cicí Maldonato; a ex-Secretária de Meio Ambiente e presidente do PV da cidade - Dora Cordeiro. E lideranças políticas e culturais como os Deputados Neilton Mulin - Graça, Altineu – Chico Alencar – Paulo Ramos - Ezequiel - Rafael Picciani - Jandira Feghali; renomados artistas locais como Jô Grassirei – Jô Siqueira – Serguey – Beto Baiano – Leonardo Thurley - Robson Fahrá – Ivan Oliveira, e até o Grupo LGBT Liberdade e a Associação de Moradores do Jardim Catarina. Nossa! Eu não queria está na pele dele.
Minhas notas no JORNAL O ITABORAÍ
O poço da Itaprev pode secar.
A Itaboraí Previdência (Itaprev) responsável pelo seguro social dos funcionários da prefeitura da cidade, pode causar um repentino bloqueio dos recursos Federais destinados ao município. É que em 2001, governo Cosme Salles, a Itaprev emprestou sem juros 16 milhões a Cooperativa de Crédito Rural de Rio Bonito. Pagando ao longo destes anos apenas 8.500 milhões. O Ministério da Previdência Social quer o restante imediatamente devolvido a Itaprev, sob a ameaça de suspensão imediata dos repasses dos recursos para Itaboraí. Nas contas do Vereador Irmão Caio, se cobrado juros o valor devido seria de 28 milhões. Será que ninguém recebeu realmente estes juros?
“PT partido da Boquinha”
É incrível como a frase do Ex-Governador Garotinho faz sentido até hoje. Em São Gonçalo , o mesmo PT que era oposição aos Panissets passou agora a ser governo, e com três secretárias para empregar sua “militância”. A partir daí, os seus vereadores não são mais oposição na Câmara. Prova disso é não ter assinado a criação da CPI dos Táxis (para investigar tráfico de influência nas concessões), e ignoram as inúmeras denuncias proferida em plenário. É bom lembrar que aqueles CDs denominados “A CORRUPÇÃO DOS PANISSETs” distribuídos aos milhares, foram iniciativa dos Petista em 2008.
União Civil Homoafetiva.
União Civil Homoafetiva.
Pensei que não iria viver para ver tal feito social. Quando o Supremo Tribunal de Justiça concedeu aos casais homoafetivos os mesmos direitos em vigor dados aos casais héteros, eu fiquei muito feliz, mas ao mesmo tempo triste. Pois não foi uma vitória do Movimento Gay, e nem política brasileira, ou uma vitória da opinião pública. Foi pelo entendimento da plutocracia exercida por apenas 08 pessoas (Juristas), em uma reunião Palaciana em Brasília, que fez o país pagar esta enorme dívida com a população homossexual. Mais de 500 Deputados e 80 Senadores eleitos, além de diversos Presidentes, com voto dos LGBTs e apenas oito fizeram uma JUSTIÇA HISTÓRICA. Agora temos o PL122 (Lei que Criminaliza a Homofobia no Brasil), agonizando nas gavetas do Senado (desde 2006) para apenas poder ser votado. É bom lembrar que foi uma ação impetrada pelo Governador Sérgio Cabral, que possibilitou o julgamento e aprovação da União Civil. É bom lembrar que o nível de civilização de uma sociedade, é medido pelas Nações Unidas, pela forma como são tratados os homossexuais. E no Brasil, este tratamento não tem sido nada bom !
Professor Aloísio Reis – Vice Presidente do Grupo Gay Atitude – Participe: ggasg@ig.com.br
Banalização das CPIs
Criados para fiscalizar prioritariamente ações governamentais, este importante instrumento democrático tem sido banalizado pelos Parlamentos das diversas esferas no Brasil. Como exemplo a CPI para investigar o desaparecimento do estoque de café do almoxarifado da Assembléia Legislativa de São Paulo. E agora, após ser denunciado pelo “O ITABORAÍ”, o Presidente da Câmara Municipal da Itaboraí manda seus colegas abrirem uma CPI para investigá-lo. Lucas Borges disse: “Não tenho nenhum vínculo com o patrimônio particular de nenhum funcionário da Câmara, e não tenho nenhum patrimônio alugado para a prefeitura”. Todos sabem que faz parte do jogo político, quem tem maioria comandar uma CPI e dificultar o trabalho de apuração. Bem, independente da Câmara, eu vou saborear uma Pizza em uma das 04 Pizzarias ao entorno da Praça!
Panisset Premia Marquise.
Completando a corajosa matéria de “O ITABORAÍ” da última quinta, na qual denúncia o superfaturamento da limpeza pública de São Gonçalo. É bom lembrar que a empresa foi premiada em 2010 com um “Aditivo Contratual de R$3.500 Milhão” dado pela prefeita Panisset. Este dinheiro deveria ser para a empresa limpar a cidade da catastrófica chuva de Abril. Os Vereadores Pericar, Thiago e Montibelo dizem que daria para a prefeitura comprar 200 caminhões. E querem conhecer algum gonçalense das áreas afetadas, que tenha visto o tal mutirão de máquinas e garis trabalhando. Nossa! Eu só queria 1%.
Legenda da Foto: Os Vereadores Ricardo Pericar e Fábio Montibelo são os destaques na Câmara Municipal de São Gonçalo em 2011. Merecem meus elogios pelo trabalho exercido com muita habilidade na função fiscalizadora do Poder Legislativo. Embora sejam votos vencidos numa Câmara de maioria governista. Eles estão cumprindo seus deveres constitucionais, e merecem meus PARABÉNS! Alguém tinha que ser diferente!
Criados para fiscalizar prioritariamente ações governamentais, este importante instrumento democrático tem sido banalizado pelos Parlamentos das diversas esferas no Brasil. Como exemplo a CPI para investigar o desaparecimento do estoque de café do almoxarifado da Assembléia Legislativa de São Paulo. E agora, após ser denunciado pelo “O ITABORAÍ”, o Presidente da Câmara Municipal da Itaboraí manda seus colegas abrirem uma CPI para investigá-lo. Lucas Borges disse: “Não tenho nenhum vínculo com o patrimônio particular de nenhum funcionário da Câmara, e não tenho nenhum patrimônio alugado para a prefeitura”. Todos sabem que faz parte do jogo político, quem tem maioria comandar uma CPI e dificultar o trabalho de apuração. Bem, independente da Câmara, eu vou saborear uma Pizza em uma das 04 Pizzarias ao entorno da Praça!
Panisset Premia Marquise.
Completando a corajosa matéria de “O ITABORAÍ” da última quinta, na qual denúncia o superfaturamento da limpeza pública de São Gonçalo. É bom lembrar que a empresa foi premiada em 2010 com um “Aditivo Contratual de R$3.500 Milhão” dado pela prefeita Panisset. Este dinheiro deveria ser para a empresa limpar a cidade da catastrófica chuva de Abril. Os Vereadores Pericar, Thiago e Montibelo dizem que daria para a prefeitura comprar 200 caminhões. E querem conhecer algum gonçalense das áreas afetadas, que tenha visto o tal mutirão de máquinas e garis trabalhando. Nossa! Eu só queria 1%.
Legenda da Foto: Os Vereadores Ricardo Pericar e Fábio Montibelo são os destaques na Câmara Municipal de São Gonçalo em 2011. Merecem meus elogios pelo trabalho exercido com muita habilidade na função fiscalizadora do Poder Legislativo. Embora sejam votos vencidos numa Câmara de maioria governista. Eles estão cumprindo seus deveres constitucionais, e merecem meus PARABÉNS! Alguém tinha que ser diferente!
178 anos de Itaboraí.
Aniversário da Itaboraí
Foram realmente grandes os festejos que marcaram as comemorações dos 178 anos de Itaboraí. O Vereador Niodir Salles abriu as comemorações políticas com a vinda do Senador Dornelles numa prestigiada atividade no Teatro Municipal. Logo depois aconteceu a solenidade comemorativa da Câmara de Vereadores, na requintada Associação dos Inspetores, que foi de grande expressividade social. Já os polêmicos shows da 22 de Maio, reuniram nas noites de Sábado e Domingo um público de 60 mil pessoas por dia, sem qualquer violência ou tumulto. Viva o Povo de Itaboraí!
Foram realmente grandes os festejos que marcaram as comemorações dos 178 anos de Itaboraí. O Vereador Niodir Salles abriu as comemorações políticas com a vinda do Senador Dornelles numa prestigiada atividade no Teatro Municipal. Logo depois aconteceu a solenidade comemorativa da Câmara de Vereadores, na requintada Associação dos Inspetores, que foi de grande expressividade social. Já os polêmicos shows da 22 de Maio, reuniram nas noites de Sábado e Domingo um público de 60 mil pessoas por dia, sem qualquer violência ou tumulto. Viva o Povo de Itaboraí!
Alcantara pede socorro!
Deu à louca na Panisset!
Gente! O que houve com a Prefeita Panisset? 1ª ela resolve destruir uma histórica área de lazer dos moradores da Grande Alcântara (o Campo do Vila Três), que é a única característica geográfica que diferencia o Bairro Vila Três do Bairro Alcântara. 2ª ela destrói há única Praça do centro comercial de Alcântara, vendendo esta área pública aos empresários por 200 mil, só que a área tem valor de 05 milhões. “E o povo já pergunta com maldade, onde esta a honestidade, onde esta a honestidade (Noel Rosa)”.
Gente! O que houve com a Prefeita Panisset? 1ª ela resolve destruir uma histórica área de lazer dos moradores da Grande Alcântara (o Campo do Vila Três), que é a única característica geográfica que diferencia o Bairro Vila Três do Bairro Alcântara. 2ª ela destrói há única Praça do centro comercial de Alcântara, vendendo esta área pública aos empresários por 200 mil, só que a área tem valor de 05 milhões. “E o povo já pergunta com maldade, onde esta a honestidade, onde esta a honestidade (Noel Rosa)”.
Maracanã de 1 Bilhão de Reais
O governador terá que defender junto ao TCU o aumento no orçamento da reconstrução do Maracanã, ao qual custava 800 Milhões e agora tem novo valor, mais de 01Bilhão de Reais. Lembrando que o “Engenhão” custou à cidade do Rio 380 Milhões, portanto poderíamos construir mais 02 “Engenhões”, podendo ser um em São Gonçalo. Além disso, o novo Maracá não será mais o mesmo! Perdemos o tradicional cenário dos clássicos memoráveis, com torcidas pulando nas arquibancadas e estendendo gigantes bandeiras e da galera que assistia em pé na antiga “Geral”, em fim “adeus Maracanã popular”. Em 2014 fará 64 anos da sua inaugurarão, na qual foi o grande palco da Copa de 50. Quando for reaberto, os cariocas desfrutaram de um Estádio sofisticadíssimo, mas sentirão saudades do Maracá das grandes emoções, pois a nova arquitetura é baseada no conforto total. O novo Maracanã comportará 76mil pessoas, muito menos que as partidas com mais de 100.000 torcedores, ou melhor, o maracá já teve mais de 200.000 torcedores. Acho até que por este valor deva-se mudar o nome do novo Estádio, pois do Maracanã só vai restar o nome.
Diário Oficial de Itaboraí
Onde o prefeito de Itaboraí imprime o Diário oficial do município? Alias, onde se acha o tal Diário na cidade? A biblioteca central não tem um arquivo e nem sabe qual o jornal responsável pela impressão. Na Câmara de Vereadores os Edis se perguntam em plenário onde achar o tal Diário. O Deputado Altineu discursou na ALERJ querendo saber onde achar o imaginado Diário. Na prefeitura dizem que ele pode ser achado no Gabinete do Prefeito, é obvio que sim, pois ele parte de lá. Bem, nossa coluna depois de perguntar a mais de 31 pessoas descobriu o jornal que edita o tão procurado Diário, chama-se “Estadão de Noticias”, e é originário da Cidade de Cachoeiras. Eu vou lá tentar adquirir um exemplar desta relíquia.
Postura Cega em São Gonçalo
A postura de São Gonçalo esta cega!
Sem dúvidas o trabalho da Postura de Cid Reis está elogiosa. Vemos um controle urbano sendo realizado com muita competência nos bairros. Porém uma estranha cegueira se abateu sobre seus funcionários. Todos estamos vendo a semanas inúmeras faixas colocadas pela Prefeita Panisset por toda a cidade, com objetivo de roubar para si as realizações dos Governos do Estado e Federal. Tais faixas dizem ironicamente: “Os moradores agradecem.......” só que padronizadas desde Av. Kennedy, ao Salgueiro, Jardim Catarina, Vista Alegre, Colubandê, Rio do Ouro entre outras localidades. Além é claro das colocadas ao entorno do Complexo Hospitalar Luiz Palmier, na cara de todos. Um fato curioso foi constatado por mim. Na última terça a faixa politiqueira colocada na Av. Kennedy, ao lado do Rio Imboaçú, ganhou outra embaixo da Vibe Show anunciando Ana Carolina. Hoje, eu vejo que a faixa da Vibe foi retirada debaixo em 24h, mas a faixa de cima dos Panissets se manteve. A Postura do município não enxerga as faixas de autopromoção dos Panissets. Aliás nem a justiça eleitoral, nem o Ministério público, pois contei cinco num raio de 500 metros destas instituições.
Sem dúvidas o trabalho da Postura de Cid Reis está elogiosa. Vemos um controle urbano sendo realizado com muita competência nos bairros. Porém uma estranha cegueira se abateu sobre seus funcionários. Todos estamos vendo a semanas inúmeras faixas colocadas pela Prefeita Panisset por toda a cidade, com objetivo de roubar para si as realizações dos Governos do Estado e Federal. Tais faixas dizem ironicamente: “Os moradores agradecem.......” só que padronizadas desde Av. Kennedy, ao Salgueiro, Jardim Catarina, Vista Alegre, Colubandê, Rio do Ouro entre outras localidades. Além é claro das colocadas ao entorno do Complexo Hospitalar Luiz Palmier, na cara de todos. Um fato curioso foi constatado por mim. Na última terça a faixa politiqueira colocada na Av. Kennedy, ao lado do Rio Imboaçú, ganhou outra embaixo da Vibe Show anunciando Ana Carolina. Hoje, eu vejo que a faixa da Vibe foi retirada debaixo em 24h, mas a faixa de cima dos Panissets se manteve. A Postura do município não enxerga as faixas de autopromoção dos Panissets. Aliás nem a justiça eleitoral, nem o Ministério público, pois contei cinco num raio de 500 metros destas instituições.
domingo, 24 de abril de 2011
Festival da Animação LGBT
Diversidade em Animação 2011 - 3º Festival Internacional de Animação LGBT
Data: 6 a 13 de Maio de 2011
Horário de Início das Sessões: 17h30 e 19h
Local: Cine Cultural Justiça Federal (Centro Cultural Justiça Federal)
Avenida Rio Branco 241, Centro. Rio de Janeiro.
Classificação Indicativa do Festival: Não recomendado para menores de 18 anos
Website do Festival: www.diversidadeemanimacao.com
Valor do Ingresso: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada)
Data: 6 a 13 de Maio de 2011
Horário de Início das Sessões: 17h30 e 19h
Local: Cine Cultural Justiça Federal (Centro Cultural Justiça Federal)
Avenida Rio Branco 241, Centro. Rio de Janeiro.
Classificação Indicativa do Festival: Não recomendado para menores de 18 anos
Website do Festival: www.diversidadeemanimacao.com
Valor do Ingresso: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada)
Respeitai-vos ou Amai-vos? Ou ambos!
"Amai-vos uns aos outros"
(Jesus Cristo)
“Respeitai-vos uns aos outros” (Nós!)
O tema da 8ª Parada Gay de São Gonçalo deste ano (2011). É um comando claro e inequívoco, mais conhecido do que os dez mandamentos. Estaremos aclamando o principio básico da nossa formação Cristã. Em “Amai-vos uns aos outros” vemos um mandamento nobre, mas que muitos deixaram para trás, e será relembrado por nós este ano. È o valor que falta para a paz mundial tão almejada. Proferido por “Jesus Cristo” há 2.000 anos atrás, tem caminhado no sentindo inverso da motivação das palavras, pois a cada dia que passa mais desrespeitos acontecem à pessoa humana no mundo. Amai-vos, deve ser compreendido em nossa contemporaneidade como, respeita-vos. como seres humanos, nossas culturas, nossas religiões e nossos tiques individuais. Posso perfeitamente respeitar uma pessoa diferente e estranha, embora nunca pretenda realmente amá-la. Não vejo como alguém criado com preconceitos possa passar a amar seu concidadão, um salto quântico impossível. Mas ensinar nossos jovens a pelo menos respeitar o negro, o oriental, os gay/lésbicas, os deficientes, as pessoas honestas é uma meta mais factível do que amá-los. Nosso movimento não exigiu ou pediu
Amar o outro é respeitar as nossas diferenças o amor dos preconceituosos. O que ouvimos das lideranças negras, Gays, pobres é um pedido de mais respeito, alguns chegam a exigir "um mínimo de respeito". “Amai-vos uns aos outros”, pode também ser traduzido em “respeitai-vos uns aos outros”, esse é o “X” da questão que estamos levantando em 2011.
Teólogos ortodoxos irão argumentar que ser cristão é para quem acredita, e não para Gay-Lésbicas/Lésbicas/Transexuais. Racistas ortodoxos que padrões éticos são para preservação estética, e de poder dos “brancos”. Ambos acreditam que são valores para serem seguidos e não relaxados, só porque ninguém consegue mais cumpri-los. Um poderoso empresário que nasceu muito pobre, relata bem o poder exercido pelo preconceito na manutenção do poder: "Que o pior de ser pobre é o desrespeito. O desrespeito dos mais ricos, dos funcionários públicos, da classe média arrogante, dos governantes". Ninguém é pobre porque quer. O preconceito rebaixa muito a auto-estima, e reforça ainda mais essa condição de pobreza e exclusão. Os pobres respeitam pessoas bem-sucedidas, que ganharam seu dinheiro honestamente.
(Jesus Cristo)
“Respeitai-vos uns aos outros” (Nós!)
O tema da 8ª Parada Gay de São Gonçalo deste ano (2011). É um comando claro e inequívoco, mais conhecido do que os dez mandamentos. Estaremos aclamando o principio básico da nossa formação Cristã. Em “Amai-vos uns aos outros” vemos um mandamento nobre, mas que muitos deixaram para trás, e será relembrado por nós este ano. È o valor que falta para a paz mundial tão almejada. Proferido por “Jesus Cristo” há 2.000 anos atrás, tem caminhado no sentindo inverso da motivação das palavras, pois a cada dia que passa mais desrespeitos acontecem à pessoa humana no mundo. Amai-vos, deve ser compreendido em nossa contemporaneidade como, respeita-vos. como seres humanos, nossas culturas, nossas religiões e nossos tiques individuais. Posso perfeitamente respeitar uma pessoa diferente e estranha, embora nunca pretenda realmente amá-la. Não vejo como alguém criado com preconceitos possa passar a amar seu concidadão, um salto quântico impossível. Mas ensinar nossos jovens a pelo menos respeitar o negro, o oriental, os gay/lésbicas, os deficientes, as pessoas honestas é uma meta mais factível do que amá-los. Nosso movimento não exigiu ou pediu
Amar o outro é respeitar as nossas diferenças o amor dos preconceituosos. O que ouvimos das lideranças negras, Gays, pobres é um pedido de mais respeito, alguns chegam a exigir "um mínimo de respeito". “Amai-vos uns aos outros”, pode também ser traduzido em “respeitai-vos uns aos outros”, esse é o “X” da questão que estamos levantando em 2011.
Teólogos ortodoxos irão argumentar que ser cristão é para quem acredita, e não para Gay-Lésbicas/Lésbicas/Transexuais. Racistas ortodoxos que padrões éticos são para preservação estética, e de poder dos “brancos”. Ambos acreditam que são valores para serem seguidos e não relaxados, só porque ninguém consegue mais cumpri-los. Um poderoso empresário que nasceu muito pobre, relata bem o poder exercido pelo preconceito na manutenção do poder: "Que o pior de ser pobre é o desrespeito. O desrespeito dos mais ricos, dos funcionários públicos, da classe média arrogante, dos governantes". Ninguém é pobre porque quer. O preconceito rebaixa muito a auto-estima, e reforça ainda mais essa condição de pobreza e exclusão. Os pobres respeitam pessoas bem-sucedidas, que ganharam seu dinheiro honestamente.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Vai-se a Moral Católica “pró quinto dos infernos” !!
Embora seja uma tradição forte dentro do cristianismo, é notável como desde o pontificado de João Paulo II, iniciado em 1978, a Igreja Católica vem se concentrando exasperadamente numa moral que somente legitima as relações sexuais voltadas à procriação (um claro retrocesso com relação ao valor da sexualidade no casamento, admitida no Concílio Vaticano Segundo), e que tornou o aborto, quaisquer que sejam as circunstâncias do mesmo, equivalente ao genocídio.
O paradoxo é que o Vaticano faz essa redução da moral a uma forma determinada de exercício da sexualidade, num período em que a família tradicional, sob a autoridade masculina, dissolveu-se por múltiplas razões: as noções de maternidade e paternidade transformam-se, entre outras coisas, por meio de tecnologias que dissociam definitivamente a reprodução do exercício da sexualidade.
Mas, além disso, o Vaticano atua desta maneira num momento de particular e grave descrédito mundial, devido à avalanche de denúncias que, desde o final do século XX, se abate sobre os membros do clero católico por abusos sexuais contra crianças, adolescentes e jovens seminaristas sob seus cuidados. Trata-se de milhares de casos em quase todo o mundo.
As denúncias são de dupla natureza: por um lado, os próprios abusos, por outro, seu acobertamento por parte da hierarquia eclesiástica. Os abusos têm responsáveis individuais. O acobertamento é uma responsabilidade institucional que converte em cúmplices os membros da hierarquia, embora estes não estejam, em absoluto, envolvidos nessas condutas como indivíduos.
O próprio papa Bento XVI foi acusado de acobertamento, devido ao papel que desempenhou, desde o pontificado de João Paulo II, como responsável pela Congregação da Doutrina da Fé (a antiga Santa Inquisição). Alguns casos pontuais, na Califórnia, Wisconsin, Arizona e Munique, dão conta de que Joseph Ratzinger levou anos para afastar de suas funções os sacerdotes acusados de abusos sexuais contra menores, apesar da insistência dos respectivos bispos locais nesse sentido. No último dia 6 de abril, o diário alemão Der Spiegel publicou uma nota bombástica com o título: “O pontificado falido de Bento XVI”, em que pedia a renúncia do papa.
No lugar de admitir que foi o desenvolvimento da cultura dos direitos humanos – e, dentro dela, a dos direitos da criança – que possibilitou estas denúncias desde o final do século XX, a hierarquia eclesiástica refere-se aos abusos sexuais por membros do clero como se se tratasse de uma novidade própria do final do século XX, consequência indesejável dentro da Igreja da influência do Concílio Vaticano Segundo, por um lado, e, por outro, das correntes secularizadoras que transformaram muitas sociedades nesse período. Não admite que, de fato, esta é uma prática arraigada durante séculos e protegida pela cultura do segredo, própria do Vaticano ao longo de toda a sua história. Por exemplo, a secularização da Irlanda nos últimos anos permitiu a divulgação, em 2009, dos relatórios Ryan e Murphy, sobre abusos cometidos por clérigos católicos em orfanatos, reformatórios e albergues irlandeses para meninas, meninos e adolescentes, impossibilitados de qualquer denúncia, com a cumplicidade da Justiça e da polícia irlandesas, no decorrer do século XX. O papa insinuou que é a influência do Concílio Vaticano Segundo e a secularização da Irlanda que estão na raiz do acobertamento clerical: “Nas últimas décadas, a Igreja no país de vocês viu-se diante de novos e graves desafios para a fé, devido à rápida transformação e secularização da sociedade irlandesa. O programa de renovação proposto pelo Concílio Vaticano Segundo foi mal interpretado, às vezes; e houve, em particular, uma tendência (…) a evitar enfoques penais das situações canonicamente irregulares…”1.
Talvez o descrédito da Igreja no mundo, unido à inoportuna violência com que o arcebispo Bergoglio abordou o debate no Senado, tenha influído na capacidade da direção política e da sociedade para discernir com clareza e evitar que qualquer consideração referida a uma fé religiosa impedisse a confirmação de um dispositivo legal civil que reconhece direitos de uma minoria importante.
O paradoxo é que o Vaticano faz essa redução da moral a uma forma determinada de exercício da sexualidade, num período em que a família tradicional, sob a autoridade masculina, dissolveu-se por múltiplas razões: as noções de maternidade e paternidade transformam-se, entre outras coisas, por meio de tecnologias que dissociam definitivamente a reprodução do exercício da sexualidade.
Mas, além disso, o Vaticano atua desta maneira num momento de particular e grave descrédito mundial, devido à avalanche de denúncias que, desde o final do século XX, se abate sobre os membros do clero católico por abusos sexuais contra crianças, adolescentes e jovens seminaristas sob seus cuidados. Trata-se de milhares de casos em quase todo o mundo.
As denúncias são de dupla natureza: por um lado, os próprios abusos, por outro, seu acobertamento por parte da hierarquia eclesiástica. Os abusos têm responsáveis individuais. O acobertamento é uma responsabilidade institucional que converte em cúmplices os membros da hierarquia, embora estes não estejam, em absoluto, envolvidos nessas condutas como indivíduos.
O próprio papa Bento XVI foi acusado de acobertamento, devido ao papel que desempenhou, desde o pontificado de João Paulo II, como responsável pela Congregação da Doutrina da Fé (a antiga Santa Inquisição). Alguns casos pontuais, na Califórnia, Wisconsin, Arizona e Munique, dão conta de que Joseph Ratzinger levou anos para afastar de suas funções os sacerdotes acusados de abusos sexuais contra menores, apesar da insistência dos respectivos bispos locais nesse sentido. No último dia 6 de abril, o diário alemão Der Spiegel publicou uma nota bombástica com o título: “O pontificado falido de Bento XVI”, em que pedia a renúncia do papa.
No lugar de admitir que foi o desenvolvimento da cultura dos direitos humanos – e, dentro dela, a dos direitos da criança – que possibilitou estas denúncias desde o final do século XX, a hierarquia eclesiástica refere-se aos abusos sexuais por membros do clero como se se tratasse de uma novidade própria do final do século XX, consequência indesejável dentro da Igreja da influência do Concílio Vaticano Segundo, por um lado, e, por outro, das correntes secularizadoras que transformaram muitas sociedades nesse período. Não admite que, de fato, esta é uma prática arraigada durante séculos e protegida pela cultura do segredo, própria do Vaticano ao longo de toda a sua história. Por exemplo, a secularização da Irlanda nos últimos anos permitiu a divulgação, em 2009, dos relatórios Ryan e Murphy, sobre abusos cometidos por clérigos católicos em orfanatos, reformatórios e albergues irlandeses para meninas, meninos e adolescentes, impossibilitados de qualquer denúncia, com a cumplicidade da Justiça e da polícia irlandesas, no decorrer do século XX. O papa insinuou que é a influência do Concílio Vaticano Segundo e a secularização da Irlanda que estão na raiz do acobertamento clerical: “Nas últimas décadas, a Igreja no país de vocês viu-se diante de novos e graves desafios para a fé, devido à rápida transformação e secularização da sociedade irlandesa. O programa de renovação proposto pelo Concílio Vaticano Segundo foi mal interpretado, às vezes; e houve, em particular, uma tendência (…) a evitar enfoques penais das situações canonicamente irregulares…”1.
Talvez o descrédito da Igreja no mundo, unido à inoportuna violência com que o arcebispo Bergoglio abordou o debate no Senado, tenha influído na capacidade da direção política e da sociedade para discernir com clareza e evitar que qualquer consideração referida a uma fé religiosa impedisse a confirmação de um dispositivo legal civil que reconhece direitos de uma minoria importante.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Centros LGBts
Sou favorável a qualquer iniciativa de promoção do seguimento LGBT, pois para estes feitos que luto. Os centros de referência do governo do Estado do Rio somam muito com a luta contra a homofobia, porém são limitados pelas regras estatais e muito receptores, não são eficazes distanciados do movimento Gay. Pois, o movimento é o referencial libertário deste seguimento, e os centros realizam parte das ações do movimento, sendo que na prática o movimento é o alicersse e combustível da luta.
O programa Rio sem Homofobia (8 milhões) não pode transformar o movimento em mero realizador de Paradas Gays, ele deve permitir recursos para que as iniciativas sérias de promoção e defesa dos LGBTs possam ser efetuadas pela sociedade civil. Por exempo, o movimento deveria esta aplicando planejadamente os Centros, dentro de um bem articulado programa de trabalho do Governo. Uma coisa é uma ação do poder público, outra é vinda da sociedade. Vinda da sociedade fortalesse a luta, tem mais credibilidade pública e resultado. Vejamos o exemplo do MST (Movimento dos Sem Terra), que é uma ONG e Movimento ao mesmo tempo, e administra diversos projetos patrocinados pelo Governo Federal (R$600 milhões)ano.
Uma das questões que mais me preocupa na aplicação dos centros são seus agentes. Quem vai trabalhar nos centros LGBTs: A militância LGBT? Os homofóbicos camuflados? Os héteros? Os cabos eleitorais? A UERJ coloca sua credibilidade a disposição do Governo do Estado, isso para lucrativamente fazer o recrutamento e a seleção dos que irão "trabalhar" nos centros. Bem, eu sou pelo movimento e acho que no lugar dos centros um programa de trabalho voltado para dinamizar as ONGs LGBTs seria uma excelênte iniciativa, mas sempre com forte fiscalização do governo. É assim com as ONGs ligadas as religiões....
Assinar:
Postagens (Atom)