segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Interagindo "Jornal Em Dia". Setembro III

Denuncia na Educação
Leciono Português em escolas estaduais e, voltando da greve, fiquei sabendo que os alunos surdos não têm mais intérpretes que traduzam as aulas para a linguagem de sinais, pois esses profissionais são terceirizados e a Secretaria Estadual de Educação encerrou seu contrato com a empresa CAPTAR e, por isso, esses educadores está há meses sem receber seus salários e não gozaram de vários direitos (férias, 13ª, aviso prévio etc.). Para os que nos criticam por termos feito greve, isto vale como exemplo da maneira como o governo estadual trata a Educação pública e as pessoas que se esforçam para fazer as escolas funcionarem.
Edson Amaro de Souza (SEPE)

Belarmino Ricardo de Siqueira
Nas comemorações de mais uma ano de existencia de São Gonçalo. Eu homenageio a memoria do primeiro e único barão com grandeza de São Gonçalo, que foi o maior proprietário rural, político, militar e empresário de nossa região. Nasceu na localidade chamada Madressilva. Foi proprietário das grandes fazendas de Engenho Novo do Retiro, Cabuçu e Jacaré, todas na nossa São Gonçalo, além de imóveis espalhados nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói. Foi oficial da Guarda Nacional de 1826 a 1842, tendo sido comandante superior da Legião de Magé até Niterói. Benemérito, foi provedor do Asilo Santa Leopoldina de Niterói e também membro do conselho fiscal do Instituto Fluminense de Agricultura. Fundou e presidiu o Banco Rural e Hipotecário e foi proprietário de uma companhia fluminense de transportes. Recebeu diversas vezes a visita do imperador D. Pedro II em suas fazendas em São Gonçalo, e foi por este agraciado com os títulos de Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, oficial e comendador da Imperial Ordem da Rosa (1855), além de ter sido elevado a Barão de São Gonçalo, por decreto imperial de 19 de março de 1849, e recebido grandeza em 1854. Faleceu solteiro, em sua propriedade no bairro niteroiense do Cubango. Foi um dos primeiros brasileiros a ter o corpo embalsamado pelo célebre médico Fernando Francisco da Costa Ferraz. Suas vísceras, por desejo manifestado em testamento, foram sepultadas no Cemitério de Pachecos, em São Gonçalo, e o corpo depositado em uma rica capela na entrada do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro do Caju, niteroi, Rio de Janeiro.

Porto da Pedra
Todas as sexta-feira, a partir das 22h, a Porto da Pedra promove as etapa eliminatória da disputa que irá eleger o hino oficial do Tigre para o carnaval 2012. A vermelha e branca de São Gonçalo iniciou seu concurso com dezessete obras inscritas. Na primeira etapa, pela Chave A, oito obras se apresentaram e três foram eliminadas. Na segunda mais nove composições se apresentam pela Chave B. Segundo o presidente da escola, Francisco Marins, a escolha de um bom samba é fundamental para um grande carnaval. “Este é um momento muito importante para nossa escola. Toda direção está muito empenhada em construir um grande desfile em 2012 e, para isto, um bom samba é fundamental.”- afirmou o presidente. A quadra da Porto da Pedra fica na Av. Lúcio Tomé Feteira, 290, Vila Laje, São Gonçalo. Mais informações: 21 3707-1518.

Parabéns São Gonçalo?
Afinal de contas a nossa querida São Gonçalo tem 432 anos ou 121 anos. Se contarmos a posse e fundação po Gonçalves Gonçalo será 06 de Abril de 1579, e se contarmos o decreto do Governador Francisco Portela será 1890 (Emancipação). Acho que o dia 06 de Abril também deveria ser comemorado pois foi o marco de nascimento da cidade. Mas gostaria que não esquecerssemos dos percursores do passados Luiz Palmier (saúde pública) – Esterfânia de Carvalho (Educação Ginasial) – Barão de São Gonçalo (agricultura / status politico) – Joaquim Lavoura (Corredores Viarios) – Aécio Nanci Pai (as principais escolas públicas de grande porte da cidade), Francisco Portela e Gonçaves Gonçalo (já comentados), os escravos (que trabalharam muito em nosso solo), Geremias Matos Fontes (ex-Governador originário de São Gonçalo, e fundador da Comunidade S8 contra as drogas), Aida Faria (1ª vereadora mulher, e 1ª aluna idosa da UERJ de São Gonçalo).

Levi do Mercado
A rotina dos moradores de Silva Jardim, na Baixada Litorânea, mudou quando foi lançada e começou a circular a primeira moeda social do Estado do Rio de Janeiro, a Capivari. A nova moeda, que é administrada com recursos do município, ganhou a adesão de grande parte da população e passou a financiar o comércio local, provocando um “boom” na economia da cidade. O vereador de Itaboraí, Levi do Mercado, foi aos supermercados, açougues e drogarias de daquele município, e viu carros de som anunciam as promoções em produtos que são adquiridos com o novo dinheiro. Ele argumenta: “Com faixas e outras publicidades, comerciantes fazem propagandas para atrair mais clientes com Capivari no bolso”.
Em alguns casos os descontos chegam a 20% do valor da compra, beneficiando o consumidor, o que já rendeu um premio internacional. “Achei a idéia excelente. Isso pode revitalizar o comércio de Itaboraí”. Para tanto, criou-se um projeto de Lei para a criação da Moeda Social Pedra Bonita em Itaboraí. Para quem não sabe a tradução da palavra Itaboraí na língua Tupi Guarany e Pedra Bonita. Mas o projeto foi vetado pelo prefeito Sergio Soares, tendo a Câmara derrubado o veto. Muitos comerciantes garantem que estão ansiosos pela aplicação da nova moeda, eles acreditam que o movimento vai aumentou em até 60% depois da nova moeda.
“Nosso objetivo, em primeiro lugar, é promover a economia solidária, valorizando o comércio local e ajudando o pequeno empreendedor com o microcrédito. Podendo o dinheiro ficar aqui no município. Não podemos mais encher uma lata furada”, explica o Levi do Mercado.

A Dengue preocupa!
Há uma grande possibilidade de uma epidemia de dengue no Estado do Rio para 2012 e as cidades de Itaboraí e São Gonçalo preocupam. Esse é um problema de saúde pública e deve ser enfrentado pelo governo junto com a sociedade. A Prefeitura de Itaboraí conta hoje com 275 agentes de endemias trabalhando no combate à doença. O programa desenvolve regularmente ações de combate à dengue no município com inspeções dos agentes de saúde, mutirões e atividades educativas em toda cidade. Em 2010 foram realizadas 501.952 visitas, englobando, residências, terrenos baldios e imóveis comerciais, registrados 85 pedidos de atendimento para eliminação de focos e realizados 16 mutirões. Em São Gonçalo não se vê mobilização do poder público. Eu como morador do bairro do Porto Novo, não vejo carros Fumasses e nem agentes trabalhando nas ruas, o maior ninho do mosquito em São Gonçalo, a empresa Balprensa, não sofre qualquer incomodo. No ano de 2010 a cidade sofreu com a doença. Já o vereador Amarildo Aguiar anda realmente muito preocupado, pois um de seus dois projetos de combate a dengue, o que torna o uso da Citronela (repelente natural) nas ações públicas de combate, é de grande valor.

Qual a senha? Justiça! Justiça!
Esta palavra foi muito vulgarizada pelo Imperador Romano Caligóla, pois entrou para a história daquela civilização como o mais corrupto e perverso de todos, e para que qualquer pessoa entrasse na área real do palácio tinha que gritar a senha Justiça!!! Justiça! Voltando a realidade, confesso que não fiquei convencido quando os jornais apregoaram a dois dias, que o caso da juíza Patrícia Acioli estava concluído apontando três policiais militares como os executores do crime. Estranhei a falta de elementos e o fato de que agora é que se recolheram as armas do 7º BPM (São Gonçalo), depois de ter sido anunciado o esclarecimento do crime. As peças não se encaixavam, mas preferi aguardar para não ser leviano. Mas vejo que não sou só eu que não se convenceu com as conclusões apresentadas. A Associação de Magistrados, como viram acima, está pedindo ao Estado rigor na investigação e quer saber quem foi o mandante. Para os magistrados o caso não está concluído, como a Policia quer que todos acreditem. Um policial que acompanhou as investigações me contou que se o inquérito terminar, só com os elementos frágeis que existem até este momento, com um bom advogado os policiais militares acusados, pelo menos desse crime, eles podem escapar da condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário